Browsing by Author "Moreira, Filipa Ramos"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O consumo e o crédito na sociedade contemporâneaPublication . Moreira, Filipa RamosA sociedade capitalista conduziu, por um lado, à democratização do consumo e, por outro, ao constante aparecimento de novas e complexas necessidades. O ato de consumir deixou, por isso, de servir unicamente para satisfazer uma necessidade individual, para passar a responder a uma necessidade social: mostrar aos outros o grupo ou a classe social ao qual se pertence. Associado a este crescimento do consumo, assistiu-se ao aumento do recurso ao crédito para o financiar. Este artigo aborda o conceito de consumo, quer em termos económicos quer em termos sociais, e mostra como o crédito veio permitir que os indivíduos ajustassem o seu rendimento às suas despesas, financiando-lhes a aquisição de uma vasta gama de bens e serviços. O crédito melhorou o conforto e a qualidade de vida, ao permitir satisfazer as necessidades pessoais e sociais dos indivíduos.
- O empreendedorismo no ensino superiorPublication . Testas, Carla Patrícia; Moreira, Filipa RamosNas últimas décadas o empreendedorismo tem sido uma temática alvo de interesse académico. Reconhece-se a sua importância pelo facto de ser um forte impulsionador do crescimento económico, por estimular a criação de emprego e de produtos inovadores, por ser um meio de acesso ao mercado de trabalho e por gerar mudanças que podem acarretar melhores condições de vida para os indivíduos e para toda a sociedade. Associada à importância do empreendedorismo, assiste-se ao aumento do número de iniciativas no ensino com vista à promoção do empreendedorismo. Este artigo aborda a história e o conceito de empreendedorismo, bem como o conceito e as características do empreendedor e apresenta ainda alguns motivos que podem levar os indivíduos a empreender no seu percurso profissional. Neste artigo mostra-se também a importância que o ensino tem no desenvolvimento de competências empreendedoras. O presente estudo foi realizado no Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa e foram inquiridos 348 alunos. Os resultados obtidos permitiram concluir que o sexo não influenciava a criação de empresas e a perceção do futuro profissional dos alunos. Porém, o grau de ensino frequentado estava relacionado com o emprego preferido pelos alunos.