Browsing by Author "Monteiro, Mafalda Cristina Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da família nos processos de educação : princípios e valores : uma reflexão em torno da unidade letiva 3 : A família, comunidade de amorPublication . Monteiro, Mafalda Cristina Rodrigues; Garcia Ambrosio, Juan Francisco; Nunes, José da SilvaEste relatório pretende evidenciar que, apesar, de vivermos num mundo cada vez mais individualista, a família é uma dimensão estruturante do ser humano e o fundamento que lhe permite dar sustentabilidade para crescer enquanto pessoa. A experiência familiar lança, na atualidade, inúmeros desafios à sociedade e, nomeadamente, à escola. Sabe-se que a escola pode tornar-se a parceira da família no que diz respeito à formação de pessoas que se disponham a transformar a realidade para que seja possível uma convivência pacífica, numa sociedade cada vez mais global e multicultural. Para isso é necessário que trabalhem em conjunto, porque a complexidade da sociedade está a tornar-se cada vez maior, tal como a complexidade no interior da própria experiência familiar. A Unidade Letiva sobre a “Família, comunidade de amor” é oportuna para abordar esta realidade no contexto escolar porque pode ajudar, os alunos, a refletirem sobre um ideal de família numa realidade familiar muitas vezes esquecida e desvalorizada. Sendo a Família imagem da complementariedade do Homem e da Mulher, é importante, mesmo sem o horizonte da atitude crente, continuarmos a valorizar o ambiente familiar como contexto imprescindível para o desenvolvimento de cada pessoa. Isto se afirma porque estamos convencidos que, seja qual for a experiência familiar que se vive, tudo pode ser aspeto para condicionar a formação da personalidade da pessoa ou não. Nada é linear nem lógico, porque cada pessoa faz as suas escolhas consoante inúmeros fatores que as condicionam. A família é um assunto delicado e numa época em que a palavra é relativizada, é importante que a EMRC saiba aliar a teoria à realidade, porque mais importante do que simplesmente falar do que é ser família, é experienciar e partilhar realidades onde os alunos possam reconhecer e se sintam interpelados a pensar sobre a experiência familiar e a sua importância para o seu desenvolvimento e para a construção da sociedade.
