Browsing by Author "Miranda, Ana Cristina Ribeiro"
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- Moral distress of nurses working in paediatric healthcare settingsPublication . Miranda, Ana Cristina Ribeiro; Fernandes, Sara Duarte; Ramos, Sílvia; Nunes, Elisabete; Fabri, Janaína; Caldeira, SílviaThis scoping review aims to map the evidence on moral distress of nurses working in paediatric healthcare settings from homecare to hospital. It was conducted according to the Joanna Briggs Institute. International databases were searched according to the specific thesaurus and free search terms. Independent screening and analysis were conducted using Rayyan QCRI. This review considered a total of 54 studies, including quantitative and qualitative studies, systematic reviews, and grey literature; English and Portuguese languages were included. Moral distress is a phenomenon discussed in nursing literature and in the paediatric context but is considered absent from discussion in clinical practice. It is caused by disproportionate care associated with overtreatment. Nurses can present a variety of symptoms, characterising moral distress as a highly subjective experience. The paediatric contexts of practice should promote a healthy ethical climate and work towards a moral community built with peer support, education, communication, leadership, and management involvement. Moral distress is still a complex and challenging multidimensional concept, and the aim should be to promote a culture of prevention of the devastating consequences of moral distress and work towards moral resilience.
- Sofrimento moral dos enfermeiros em contexto pediátricoPublication . Miranda, Ana Cristina Ribeiro; Berenguer, Sílvia Maria Alves CaldeiraO presente relatório analisa as aprendizagens e as dificuldades, profissionais e pessoais, encontradas durante a realização da última unidade curricular para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. O fenómeno do sofrimento moral nos enfermeiros em contexto pediátrico foi o tema principal e transversal a todo o relatório, bem como, nos contextos de estágio, por ser emergente abordar e adquirir mais conhecimentos sobre o impacto que os locais de trabalho têm nos profissionais de enfermagem e, se de alguma forma, assim, o cuidado às crianças/jovens e às suas famílias pode ser prejudicado. Paralelamente, e tendo em conta o diagnóstico situacional de cada serviço, foram desenvolvidas atividades que permitissem desenvolver e/ou adquirir competências de enfermeiro especialista, tendo como principal objetivo o desenvolvimento profissional e pessoal. Nomeadamente, nos cuidados de saúde primários foi possível acompanhar e participar em grupos de trabalho que têm como foco o cuidar de crianças com necessidades de saúde especiais e crianças em risco. Durante o estágio de neonatologia, foram adquiridos mais conhecimentos sobre a intervenção de enfermagem no desmame ventilatório e na autonomia alimentar de grandes prematuros. Por fim, no serviço de internamento de pediatria o foco foi a intervenção de enfermagem na adaptação da criança/jovem e família à hospitalização, pelo impacto negativo que pode ter na dinâmica familiar e no desenvolvimento saudável da criança. Por conseguinte, ser Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica é conseguir coordenar a teoria, sustentada em pilares teóricos como a Filosofia dos cuidados centrados na Família com a parceria de cuidados de Anne Casey e os cuidados atraumáticos, com a mais recente evidência científica operacionalizada através dos cuidados diários a crianças/jovens e suas famílias, cada vez mais, com necessidades de saúde complexas e diversificadas. Porém, um enfermeiro não cuida sozinho, mas sim, inserido em diferentes contextos de trabalho e dentro de equipas multidisciplinares, sendo, ultimamente, influenciado, positiva ou negativamente pela instituição em que trabalha e as condicionantes da sociedade em que está inserido.