Browsing by Author "Merino, Filipa dos Santos Maia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Influência da memória de trabalho na aquisição de competências matemáticas em crianças com epilepsia de ausênciasPublication . Merino, Filipa dos Santos Maia; Ribeiro, Filipa; Lopes, Ana FilipaObjetivo: As competências matemáticas são fundamentais à sobrevivência no mundo moderno. Do pagamento de contas à contagem de calorias, todos os dias nos deparamos com situações que requerem aptidões matemáticas. A aquisição de competências matemáticas é afetada por vários fatores: cognitivos, sociais e/ou relacionais. Um dos fatores cognitivos que influencia a aprendizagem, nomeadamente da matemática, é a memória de trabalho (MT). A investigação tem demonstrado que a MT pode estar prejudicada na epilepsia de ausências da infância (EAI), sendo que crianças com esta síndrome tendem a manifestar dificuldades em matemática. Este estudo visa apurar se as crianças com EAI têm, de facto, dificuldades na MT e determinar o seu impacto no cálculo mental e no acesso a factos e procedimentos aritméticos. Participantes e Método: Avaliámos 14 crianças com EAI e 14 controlos saudáveis. As crianças com EAI realizaram as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven em paralelo, os sub-testes de Aritmética e Memória de Dígitos da WISC-III, os sub-testes Corsi e Torre da BANC e o TEMA-3. Foi pedido aos cuidadores primários de ambos os grupos que preenchessem um questionário de função executiva (BRIEF-2) sobre a criança. Resultados: Crianças com EAI apresentaram capacidades executivas mais fracas do que os controlos saudáveis. Além do mais, a MT previu o desempenho matemático das crianças com EAI, a nível do cálculo mental e do acesso a factos e procedimentos aritméticos. Conclusão: A MT condiciona as capacidades matemáticas das crianças com EAI. Crianças com EAI apresentaram valores mais baixos de MT do que as crianças tipicamente desenvolvidas. Por último, crianças com EAI demonstraram competências executivas mais fracas do que controlos saudáveis.
