Browsing by Author "Menezes, Manuella Maria Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Publicar é preciso, checar não é preciso : o impacto das fake news no comportamento dos consumidores de notícias onlinePublication . Menezes, Manuella Maria Silva; Arêas, Camila CabralFake news é o nome com que se tornaram populares as notícias falsas, o grande percalço que o jornalismo profissional enfrenta na segunda década do século XXI, e tema desta dissertação. Esses conteúdos altamente propagáveis e inverídicos são o objeto do presente estudo, mas seria simplista colocar toda a força do fenômeno das fake news apenas na conta das novas tecnologias de comunicação e informação. Assim, os objetivos da pesquisa são entender a natureza das fake news e por que a manifestação atual de manchetes e acontecimentos fantasiosos é diferente das anteriores; os artifícios que as fazem ser apontadas como causa e consequência de episódios transformadores da sociedade contemporânea, e o impacto que possuem nessa sociedade. A guiar a investigação, temos a questão central “Como as fake news impactam o entendimento sobre o mundo de quem consome informação nas mídias sociais?”. Na tentativa de respondê-la, a presente dissertação percorre a história do jornalismo, a fim de identificar os contextos sociais em que ocorreram mudanças significativas, e como cada etapa deixou ideias ou modus operandi encontrados hoje na disseminação de desinformação. O enquadramento teórico do estudo inclui a abordagem teórica do contexto das TIC, das mídias sociais e das fake news em si, sob à luz de autores das ciências humanas e sociais, nos campos da sociologia, antropologia e filosofia, que permitem abordar aspectos e dimensões complementares do fenômeno estudado. Além disso, foi feita uma pesquisa de metodologia mista, através de inquérito e entrevistas com especialistas no tema. As conclusões do trabalho identificam a dúvida, a polarização e a descrença que o fenômeno das fake news gerou na sociedade, com destaque para o campo político e midiático / jornalístico.