Browsing by Author "Mendes, Teodora Alexandra Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Música em Movimento, o movimento como impulsionador da prática pedagógica de piano : projeto de intervenção pedagógica como ferramenta para a aprendizagem de pianoPublication . Mendes, Teodora Alexandra Teixeira; Silva, Nuno Luís Caçote daO presente Relatório de Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica ‘Música em Movimento, o movimento como impulsionador da prática pedagógica de piano: Projeto de Intervenção Pedagógica como ferramenta para a aprendizagem de piano’ foi realizado na Academia de Amadores de Música, em Lisboa, no contexto do Mestrado em Ensino de Música, área de piano, da Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, e teve como finalidade incrementar a motivação na aprendizagem musical e proporcionar aos alunos uma nova abordagem ao nível da aprendizagem pianística. A partir dos conteúdos programáticos dos quarto e sétimo graus de piano (ensino articulado e supletivo) foi construído um percurso em que, com os fundamentos da teoria, se foi consolidando a componente artística e interpretativa. No contexto do ensino artístico especializado, foi fomentada a vivência musical em sala de aula e em ambiente de aprendizagem online, a partir dos conteúdos programáticos dos respetivos graus, da introdução de elementos novos como o movimento (Método Dalcroze) e de repertório jazzístico. A implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica foi realizada com o auxílio do site ‘Música em Movimento’, ferramenta essencial, criada no âmbito desta intervenção e partilha educativa. Obedecendo a uma sequência e articulação com as aulas de piano presenciais, procedeu-se a um trabalho enriquecedor e motivador, que proporcionou aos alunos envolvidos a consciência musical do próprio corpo e a sua aplicação ao estudo do instrumento. A pesquisa bibliográfica que constituiu a base deste trabalho revelou-se essencial para a estruturação do mesmo e para os resultados obtidos pelos alunos, que adquiriram uma nova postura no estudo e uma maior consciência dos elementos que constituem a música.