Browsing by Author "Mendes, Ana Isabel da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As necessidades educativas especiais do aluno cegoPublication . Mendes, Ana Isabel da Silva; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daO presente trabalho pretende traçar o nosso percurso profissional e assenta no pressuposto de que a prática docente encerra em si um vasto conjunto de ações e desafios que contribuem para a reflexão e análise das dificuldades e dos obstáculos enfrentados, bem como dos êxitos alcançados. Assim, fazemos uma breve abordagem à Educação Especial, sua evolução ao longo do tempo, à deficiência visual e alguns conceitos a ela inerentes. Citámos ao papel do professor enquanto agente educativo, traçamos o seu perfil profissional e realçamos a importância da formação para melhor responder aos desafios da educação de crianças e jovens com necessidades educativas especiais, nomeadamente com deficiência visual. Centramo-nos no caso de um aluno cego, que frequenta o 5ºano de escolaridade numa escola de referência para a educação de alunos cegos e com baixa visão. Apresentamos um plano de intervenção para fomentar as áreas mais deficitárias do aluno cego e expomos algumas orientações de trabalho que se constituem como facilitadores substanciais na sua aprendizagem. Com este trabalho pretendemos demonstrar que, com o desenvolvimento adequado de estratégias, estes alunos potenciam as suas capacidades e minimizam as suas dificuldades/barreiras aquando a ocorrência de deficiência visual. Assim, aos alunos com deficiência visual se deve proporcionar um clima de igualdade educativa e social, de forma a promover a igualdade de oportunidades, bem como uma adequada preparação para a vida ativa, ou seja, para a sua integração no mercado de trabalho. Assim, verificamos que o participante deste estudo, alcançou melhorias a nível dos processos cognitivos e funcionais. Foi um aluno sempre incluído na turma de referência, revelando muita harmonia, em termos relacionais para com os seus pares.