Browsing by Author "Mendes, Ana Isabel Peres Martins"
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- Social Media : a importância do Facebook na estratégia de comunicaçãoPublication . Mendes, Ana Isabel Peres Martins; Machado, Joana CésarO tema desta tese é a importância do Facebook na estratégia de comunicação das marcas. Tendo em vista esta questão, procuramos compreender, através da revisão de literatura, como é que uma marca pode criar valor com a sua presença no Facebook. Criar uma página nesta rede social permite à marca conversar com o consumidor, possibilitando que ouça as suas sugestões e opiniões e que o incentive a passar a palavra, em particular através da partilha de publicações da marca. Tendo em conta estes aspetos, tornou-se pertinente perceber os diferentes níveis de interação do consumidor com uma marca no Facebook, e o que motiva o consumidor a essas interações. De modo a perceber a influência das cinco principais motivações, indicadas pela literatura - a procura por informação, a influência social, o entretenimento, a confiança e a remuneração – sobre a interação do consumidor com uma marca, no Facebook, recorreu-se à realização de um estudo exploratório quantitativo, que resultou na aplicação de um questionário a 160 utilizadores do Facebook. Através deste estudo procuramos ainda compreender a importância dada à presença das marcas, no Facebook, e os diferentes tipos de interação dos consumidores com a marca. Os resultados do estudo indicam que, de entre as cinco motivações estudadas, a influência social, o entretenimento e a remuneração são as mais importantes para explicar a interação do consumidor com as marcas, no Facebook. O estudo demonstra a existência de níveis baixos de interação, em termos de contribuição e criação de COBRAs, em particular no que diz respeito a comentários e partilhas de publicações da marca e à criação de publicações por parte do consumidor diretamente na página da marca. Estas conclusões confirmam as principais indicações da revisão de literatura. Os resultados deste estudo permitiram-nos definir um conjunto de sugestões para que as marcas possam melhorar a interacção, e em particular, o nível de contribuição e criação de COBRA’s, por parte dos consumidores, nas suas páginas, no Facebook.