Browsing by Author "Matos, Maria Penha Correia de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Barreiras à adoção dos marketplaces B2C : a relutância das micro e pequenas empresas Portuguesas : Região Norte : em vender na AmazonPublication . Matos, Maria Penha Correia de; Machado, Joana Pinto Leite CésarEsta investigação começou com um estágio curricular na consultora INOVA+. Em fevereiro de 2019, a INOVA+ lançou um novo serviço de consultoria especializado no marketplace da Amazon. Os baixos níveis de adoção de marketplaces entre as empresas Portuguesas e o facto de não terem sido encontrados estudos prévios sobre esta temática em Portugal motivaram a questão de investigação: por que motivo as micro e pequenas empresas Portuguesas não vendem na Amazon? O estudo de caso múltiplo foi a metodologia escolhida para recolher e analisar os dados. Através de entrevistas semiestruturadas a sete micro e pequenas empresas da Região Norte, e com base num modelo conceptual inspirado no modelo TOE de Tornatzky & Fleischer (1990), foi possível identificar sete barreiras tecnológicas, organizacionais e do ambiente que têm um impacto negativo na adoção do marketplace da Amazon. Esta investigação permite, pela primeira vez, uma compreensão aprofundada sobre a relutância das micro e pequenas empresas Portuguesas em vender na Amazon. A principal limitação do trabalho prende-se com a subjetividade do estudo de caso e o tamanho reduzido da amostra. Futuras investigações poderão utilizar o modelo conceptual proposto e testá-lo numa amostra mais numerosa e que inclua empresas de média dimensão e de diferentes regiões do país.