Browsing by Author "Marques, Rita Margarida"
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- Comfort: theoretical contribution to nursingPublication . Martins, Ana Gonçalves; Sousa, Patrícia Pontífice; Marques, Rita MargaridaObjective: The objective of this study is to understand how Kolcaba’s Theory of Comfort has influenced research and clinical practice in nursing through the evolution of the concept. Development: This is a study of theoretical nature, resulting from the reading, analysis and reflection of different studies obtained through the literature review conducted in December 2021 in Lisbon, Portugal. The literature evidences the presence of the construct integral to several nursing taxonomies throughout time, and more recently, in several nursing theories. From the conceptual analysis, whatever the theoretical perspective, it is reaffirmed to be a phenomenon of interest, complex and multifaceted. Conclusion: It is understood that this reflection allows us to understand the phenomenon of comfort and how this concept has been studied and clarified, affirming its importance for the quality of nursing care.
- Global comfort scale: construção e validação de conteúdoPublication . Veludo, Filipa; Marques, Rita Margarida; Pontifice Sousa, Patrícia; Dixe, Maria dos AnjosIntrodução: O conforto é um indicador de boas práticas pelo que é fundamental a sua promoção e avaliação, qualquer que seja a condição de saúde/doença da pessoa.Objetivo: Construir e validar o conteúdo da Global Comfort Scale.Métodos:Estudo metodológico. A validação de conteúdo foi realizada com recurso à técnica de e-Delphi com peritos que se pronunciaram acerca da clareza, pertinência e relevância. A validade de conteúdo dos itens foi verificada através do IVC-I e da escala através do IVC-S. O pré-teste efetivou-se por reflexão falada a 20 elementos da população alvo (pessoas adultas ou idosas, saudáveis ou em situação de doença) e aplicou-se a versão final do instrumento a 43 participantes.Resultados:12 peritos avaliaram o conteúdo dos itens do instrumento através de uma escala de resposta tipo Likert, tendo resultado numa escala final constituída por 55 itens com um critério de aceitabilidade superior a 0,80. Obteve-se um IVC-S relativo à clareza de 0,97; à pertinência de 0,90 e à relevância de 0,93, o que confirma a validade do conteúdo. Na reflexão falada, os participantes não tiveram dificuldades nem sugestões. Os 43 participantes, apresentam um bom nível de conforto em todos os itens. Verificámos um alfa de Cronbach de 0,981 e valores de correlação de Pearson do item com o total da escala sem o item entre 0,247 e 0,879.Conclusão:O instrumento apresentou bom índice de validade de conteúdo, seguindo-se numa fase posterior a validação psicométrica.
- O impacto da investigação-ação no desenvolvimento da enfermagem: mapeamento das teses de doutoramento em PortugalPublication . Martins, Ana Gonçalves; Sousa, Patrícia Pontífice; Marques, Rita MargaridaIntrodução: A investigação-ação engloba um conjunto de processos e técnicas que concorrem para um ciclo de mudança e reflexão, revelando-se desafiadora na investigação em enfermagem. Objetivo: Mapear as teses de doutoramento em enfermagem de abordagem metodológica de investigação-ação em Portugal. Materiais e Métodos: Investigação documental, com acesso a 275 teses de doutoramento em Enfermagem, realizadas em Portugal até 2021, disponíveis nos repositórios digitais abertos das universidades portuguesas, com o método de investigação-ação identificado como método utilizado. Resultados: Identificaram-se 21 teses de doutoramento com estudos de investigação de abordagem metodológica investigação-ação, sendo que a análise realizada teve em conta: a) participantes – maioritariamente adulto e idoso, b) nível de participação – maioritariamente colaborativa, c) área de cuidados de saúde – maioritariamente a área de enfermagem médico-cirúrgica, d) contexto – rimordialmente hospitalar, e) modelo utilizado – ausente na maioria dos estudos, e f) técnicas de recolha de dados – destaca-se o uso de questionários e entrevistas semiestruturadas. Conclusão: A investigação com recurso ao método de investigação-ação, ainda que em percentagem reduzida, permite a reflexão sobre a ação e mudança em contextos reais, na evolução do conhecimento enquanto disciplina, bem como para a melhoria da qualidade dos cuidados.