Browsing by Author "Marques, Nascimento dos Santos"
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- Do avaliador ao supervisor : que (per)cursos necessários?Publication . Marques, Nascimento dos Santos; Alves, José Matias; Silva, Lília Ana SantosEste relatório pretende reflectir um caminho percorrido nos trilhos da avaliação do desempenho docente e resultou, ainda, do meu desconforto no desempenho das funções de avaliador entre 2007 e 2011. Foi esse incómodo que despoletou em mim a necessidade de saber mais, para cumprir melhor esta difícil função. Isto é, dei conta que talvez não chegasse cumprir o papel que a legislação me atribuía - o de avaliador. Senti que precisava de dar um salto qualitativo: era importante, para mim, para aqueles com quem eu trabalhava e para a própria escola, que eu fosse capaz de desenvolver as minhas funções de modo a ajudar os outros, e a mim, a crescer pessoal e profissionalmente. Para que isso acontecesse, faltava claramente a componente formativa que a avaliação de desempenho docente deve ter. Foi assim que encetei esta reflexão/investigação e, em função dos meus pontos fracos, foquei a minha atenção no papel de avaliador/supervisor, e nas aulas assistidas, tentando procurar respostas para, numa próxima oportunidade, poder desenvolver um verdadeiro processo de supervisão pedagógica. Relativamente ao primeiro ponto, papel de avaliador/supervisor, com esta investigação, verifiquei que tomei algumas decisões acertadas, mas, acima de tudo, verifiquei o muito que não fiz. A componente reflexiva, por exemplo, foi quase inexistente. A avaliação do desempenho docente, tal como está implementada é também algo limitadora para se produzirem grandes transformações. No entanto, os avaliadores terão também de ser supervisores para se poder implementar um verdadeiro processo de supervisão. Daí o título - Do avaliador ao supervisor – que (per) cursos necessários? Relativamente ao segundo ponto, observação de aulas, foi também alvo da minha atenção, porque senti igualmente muitas dificuldades, e também, porque é no acto pedagógico que a escola actual mais tem que investir, recebendo os contributos da supervisão pedagógica, com vista à melhoria dos resultados. Tomando o ciclo de observação como referência, verifico que as minhas maiores lacunas foram na fase de pré-observação. Descrevo a problemática no âmbito das funções de avaliador, como ponto de partida, para procurar saber mais sobre a temática abrangente da supervisão pedagógica. Sei que é uma área difícil, controversa, mal compreendida, mas que encerra, estou convencido disso, as potencialidades para a escola dar o salto qualitativo, que muitos reclamam e que demora a ser atingido. Termino fazendo uma reflexão de todo o caminho percorrido, concluindo que me sinto num estádio diferente do inicial, mas sabendo que ainda é o início e que há muito para aprender.