Browsing by Author "Marques, Mariana Raquel da Silva"
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- Desenvolvimento de bebidas solúveis para melhoria da saúde do consumidorPublication . Marques, Mariana Raquel da Silva; Assude, Pedro Manuel Pereira; Jardim, Luis Miguel Prista Monteiro; Gomes, AnaO presente relatório centra-se na descrição das atividades realizadas durante o estágio no âmbito do Mestrado Biotecnologia e Inovação, que decorreu em ambiente empresarial na área de inovação alimentar na Novadelta e na Diverge – Centro de Inovação do Grupo Nabeiro, cujo âmbito se insere no “Desenvolvimento de bebidas solúveis com impacto na saúde”, um produto inovador para o mercado português. Ao longo do estágio foram desenvolvidos 11 projetos para as mais diferentes marcas do Grupo Nabeiro, nomeadamente: Delta Cafés, Delta Q e Mais Marcas. O trabalho que foi desenvolvido incluiu os projetos: Otimização de embalagem de café grão quilo, descafeinado moído e café torrefacto, com o objetivo de diminuir o desperdício de embalagem; Projeto Café Amigo do Coração, com o objetivo de desenhar um blend que contribui para o sistema cardíaco; Nutri-score, em que houve uma adaptação dos produtos da Novadelta, Gestão Informação de Produto, onde atualizámos a informação de produto; Projeto Ruby, com objetivo de otimizar a gama e a tornar sustentável; Delta Q – Qids com o desenvolvimento de 2 produtos dirigidos a crianças; Delta Q – Aromas, com 111 protótipos de formulação com diferentes aromas; Medição de Grau Brix de Delta Q (projeto analítico); Delta Q – Sweet, com o objetivo de formular um blend com doçura sem açúcar; Delta Mind Lab (Programa de Inovação Interno do Grupo Nabeiro) e Health Concerns desenvolvimento de formulações que possam ter um contributo positivo para a melhoria da saúde do consumidor. Atualmente a área de desenvolvimento de produto funciona como motor de evolução das empresas do ramo alimentar. As constantes mudanças de hábitos alimentares e aumento da preocupação com um estilo de vida mais saudável são tendências que influenciam a aquisição de produto final por parte do consumidor. Desta forma, foi efetuado um estudo de mercado através de um inquérito online, com um total de 71 participantes, com idades compreendidas entre 18 e 65 anos, como forma de avaliar o interesse do público em produtos solúveis funcionais. Assim, para compreender o possível interesse do consumidor no produto, dividimos o questionário em 2 partes. A primeira parte, após o pedido de consentimento da recolha de dados, continha questões sobre o padrão de consumo de suplementos para a saúde e a segunda parte sobre os dados sociodemográficos. Na análise dos dados foi realizada uma análise descritiva, através de análise de frequências. A análise dos dados demonstrou que 86,6% do público mostrou-se bastante recetivo ao consumo deste tipo de bebida, sendo a funcionalidade imunitária a mais selecionada com 71,6%. Os projetos desenvolvidos permitiram à empresa apresentar uma maior otimização de processos e competitividade de mercado.