Browsing by Author "Maia, Anabela Rodrigues"
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- O trabalho colaborativo entre o docente de educação especial e os docentes do ensino regular : ponte ou fosso?Publication . Maia, Anabela Rodrigues; Roldão, Maria do Céu NevesA presente investigação parte do contexto profissional da investigadora e da convicção de que um trabalho colaborativo entre o docente de Educação Especial e os professores do ensino regular poderá acarretar inúmeros benefícios. Deste modo, a constatação do que efetivamente acontece no terreno assume toda a centralidade da nossa investigação - de que forma é que os professores descrevem e interpretam a forma como se operacionaliza, ou não (e porquê), uma cultura de colaboração entre o docente de ensino regular e o docente de Educação Especial, de modo a contribuir, não só para práticas mais inclusivas e conducentes ao sucesso educativo de alunos com NEE, mas também para o seu próprio desenvolvimento profissional. Foi adotada uma metodologia essencialmente qualitativa e interpretativa, com a opção de uma investigação aproximada a um estudo de caso (embora, não possa ser assim considerada). As técnicas e instrumentos utilizados para a recolha de dados incluem os inquéritos por questionário, as entrevistas semi- -estruturadas e a análise documental. Para a realização deste estudo, aplicou-se o inquérito por questionário a 14 docentes de Educação Especial e a 71 docentes do ensino regular (de diferentes graus de ensino), a lecionar num mesmo agrupamento de escolas pertencente ao QZP1. Recorreu-se, também, à realização de entrevistas ao Diretor do Agrupamento, a 2 professores de Educação Especial e a 2 docentes do ensino regular, assim como à análise documental de PEIs. A informação obtida foi sujeita a análise estatística e análise de conteúdo, tendo sido, posteriormente, feita a triangulação dos dados recolhidos. Os principais resultados obtidos levam a crer que, apesar de alguns avanços, verifica-se, ainda, procedimentos de colaboração algo incipientes e pouco sistemáticos. Assim sendo, a ponte entre o docente de educação especial e os professores do ensino regular está a assistir à construção dos seus alicerces, sendo que o fosso ainda poderá (co)existir em algumas área de atendimento aos alunos com NEE no contexto do Agrupamento onde procedemos à nossa investigação.
