Browsing by Author "Lopes, Ana Rita do Nascimento"
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- As relações públicas e a gestão das marcas no sector hoteleiro : o caso do Hotel Ritz Four Seasons LisboaPublication . Lopes, Ana Rita do Nascimento; Policarpo, VerónicaO presente relatório de estágio intitula-se “As Relações Públicas e a Gestão das Marcas no Sector Hoteleiro: o caso do Hotel Ritz Four Seasons Lisboa”, tendo sido a questão de partida: “De que forma os profissionais de relações públicas são responsáveis pela gestão de marcas no sector hoteleiro?”. Importante será realçar que este estudo teve como base um estágio curricular que se desenrolou no Departamento de Comunicação e Imagem – Relações Públicas do Hotel Ritz Four Seasons Lisboa, entre 1 de Fevereiro e 28 de Junho de 2013. O principal objectivo deste trabalho consiste em explorar o papel que os profissionais de relações públicas exercem na gestão do relacionamento entre uma marca do sector da hotelaria e os seus clientes, destacando as suas características de comunicação face-a-face onde o diálogo predomina e, mais recentemente, a utilidade da comunicação 2.0, a qual trouxe interactividade e dinamismo a esta relação. Com este estudo é meu propósito abordar e analisar a interactividade existente entre os jornalistas que usufruíram de uma estadia no Hotel Ritz durante o período em que decorreu o estágio, e o Departamento de Relações Públicas. A metodologia escolhida debruçou-se sobre o método quantitativo, cuja técnica de recolha de dados foi o inquérito por questionário, tendo utilizado também o método qualitativo, com destaque para uma entrevista individual como técnica de recolha de dados. O público-alvo dos inquéritos recaiu sobre os jornalistas que usufruíram de uma estadia no Hotel Ritz, e a entrevista incidiu sobre a Directora de Relações Públicas. Os dados recolhidos permitem concluir que o Departamento de Relações Públicas é capaz de criar uma relação emocional e de confiança entre um hotel e os jornalistas, criando percepções positivas da marca, sendo a procura pelo novo e diferente um factor determinante, que faz com que os jornalistas adiram à marca e tencionem divulgá-la na imprensa escrita.