Browsing by Author "Lino, Verena Pia Sonia Monika Lindemann"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Remembering world war II refugees in contemporary Portugal : a translational perspective on memory and the refugee other in Daniel Blaufuks' sob Céus Estranhos, Domingos Amaral's Enquanto Salazar Dormia and João Canijo's Fantasia LusitanaPublication . Lino, Verena Pia Sonia Monika Lindemann; Hanenberg, Peter HeinrichPropondo-se a conjugar a reconceptualização das dimensões culturais da memória com a análise de três obras artísticas sobre a presença de refugiados em Portugal entre 1933 e 1945, esta tese tem dois objetivos principais. Por um lado, pretende contribuir para a atual reorientação dos estudos de memória no sentido de alargar as suas abordagens teóricas e metodológicas. Assim, propõe uma perspetiva tradutológica que contrapõe alguns dos pressupostos básicos das abordagens com ênfase em lugares, nações e identidades idiossincráticas que têm caraterizado os estudos de memória no âmbito das humanidades desde os anos 80 do século XX. Em vez de resumir memória à capacidade de corroborar a identidade e auto-imagem específicas de uma comunidade, esta é concebida como sendo o produto de processos de tradução que se manifestam em redes de significação complexas e que podem corroborar ou contestar as relações de poder estabelecidas. Por outro lado, propõe-se a desenvolver o primeiro estudo sistemático sobre como a presença dos refugiados é (re)presentada, negociada e recordada em obras artísticas em Portugal. O papel de Portugal como país de exílio, estação de trânsito e cidade aberta para espiões antes e durante a Segunda Guerra Mundial tem, recentemente, dado origem não apenas a vários estudos académicos, mas também a artigos de jornal e um número considerável de exposições, filmes e romances. Em vez de um inventário exaustivo de obras artísticas sobre a temática, este estudo prosseguirá um “arquivo de implicação” [archive of implication] (Rothberg, 2013, 2014) para entender como três das obras com mais divulgação e maior impacto no espaço público implicam a memória da presença dos refugiados na confirmação ou contestação da noção de comunalidade dominante. Através de uma análise da obra interartística Sob Céus Estranhos (2002/2007) de Daniel Blaufuks, do romance Enquanto Salazar Dormia (2006) de Domingos Amaral e do documentário Fantasia Lusitana (2010) de João Canijo, esta tese pretende dar visibilidade à pluralidade e heterogeneidade das práticas e discursos mnemónicos em Portugal. As principais questões que conduzem a investigação são, primeiro, se e como estas obras mobilizam diferentes redes de significação heteroculturais e, segundo, se e como desenvolvem diferentes maneiras de implicar a presença dos refugiados no presente, contestando ou reforçando, com isso, formas tradicionais de comunalidade e solidariedade.