Browsing by Author "Janson, Isabel da Gama e Castro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Segmentação e caracterização dos consumidores das gerações Y e Z : o caso da ParfoisPublication . Janson, Isabel da Gama e Castro; Ferreira, Mário Pedro Leite de AlmeidaSegmentação de mercado é um conceito chave em marketing, o qual tem vindo a ser constantemente e intensivamente estudado por investigadores da área. Os segmentos geracionais Y e Z apresentam padrões de comportamento distintos, porém o número de estudo que equipara as duas gerações é reduzido. Os mais jovens são nativos tecnológicos, impacientes, valorizam a autenticidade, e são pouco materialistas. Já a geração acima, conta com uma preocupação elevada na sua imagem, dá atenção às novas tecnologias, e coloca a opinião dos amigos como prioridade. Foram descobertas disparidades no comportamento do consumo em moda destes dois grupos geracionais e testadas através do modelo original de Sproles e Kendall (1998), adaptado para português por Araújo (2013) e de Vineyard (2014). Assim, foi possível alcançar o intuito da presente investigação, isto é, a segmentação e a criação do perfil do consumidor das gerações Y e Z, para a Parfois a nível nacional, a qual é uma marca portuguesa Fast Fashion de acessórios de moda, operando a nível mundial. Foram obtidos dados relevantes do inquérito distribuído, de onde resultaram 357 respostas válidas para investigação. Pelo método K-means foram criados segmentos para cada uma das gerações, capacitando o conhecimento aprofundado destas. Foi descoberto que a geração mais jovem, é mais impulsiva durante o processo de compra, é mais facilmente persuadida por influenciadores digitais e, por último, tanto tem mais conhecimentos em moda como necessidade em comprar as novidades, do que a geração Y. Foi concluído que as estratégias de marketing da marca necessitam de ser ajustadas a algumas especificidades de cada geração.