Browsing by Author "Hormigo, Mafalda Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Implementação e avaliação do programa #EntreViagenseAprendizagens : impacto nos estilos de vida, regulação emocional e bem-estar dos adolescentesPublication . Hormigo, Mafalda Gonçalves; Francisco, Rita Mafalda CostaAs abordagens dirigidas para problemas de saúde física e mental na adolescência têm dado mais ênfase à remediação do que à prevenção. Da mesma forma, as intervenções também são mais frequentemente focadas na saúde física ou na saúde mental e raramente integram as duas dimensões. O "#EntreViagenseAprendizagens" é um programa de intervenção em grupo concebido para promover o bem-estar global e estilos de vida saudáveis entre os adolescentes do 8º e 9º anos. Este trabalho pretende avaliar o seu impacto em algumas dimensões (dificuldades de regulação emocional, bem-estar e hábitos de vida) e explorar as percepções e a avaliação dos participantes sobre o programa e suas sessões, utilizando metodologias quantitativas e qualitativas. Participaram no programa 54 adolescentes (13 a 21 anos de idade), de duas escolas (uma de ensino básico recorrente e uma de ensino regular), dos quais 38 completaram os questionários de autorrelato pré e pós-intervenção, bem como as fichas de avaliação do funcionamento e satisfação relativas a cada sessão e ao programa. Foram usados testes não-paramétricos para amostras emparelhadas para comparar os resultados dos participantes (separadamente em cada escola) pré e pós intervenção, através das versões portuguesas da Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (EDRE), a Medida EPOCH do Bem-estar nos adolescentes, e de alguns itens do questionário HBSC (hábitos de vida dos adolescentes). Os resultados mostraram melhorias estatisticamente significativas na escola de ensino regular nos níveis de otimismo (EPOCH) e clareza emocional (EDRE), e na escola de ensino recorrente no nível de connectedness (EPOCH). Também se verificaram melhorias gerais (valores próximos de significância estatística) nas dimensões relacionadas com a alimentação saudável (e.g., maior consumo de sopa) e ambiente escolar (e.g., maior aceitação de outros colegas). Os resultados qualitativos mostraram níveis altos de satisfação dos participantes e identificação de resultados relevantes (e.g, conhecerem-se melhor a si e aos outros). Em conclusão, a avaliação do #EntreViagenseAprendizagens mostrou resultados promissores, pelo que se sugere a revisão de alguns conteúdos e atividades, bem como a sua implementação com mais adolescentes de diferentes escolas.
