Browsing by Author "Guia, Sara Maria Paiva da"
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- Impactos da implementação da Norma ISO 9001:2008 nas IPSS : estudo de casos múltiplosPublication . Guia, Sara Maria Paiva da; Melão, NunoA presente dissertação tem como objectivo o estudo e análise dos impactos da norma ISO 9001:2008 nas IPSS. A investigação centra-se em três IPSS certificadas pela referida norma procurando identificar impactos positivos, impactos negativos, impactos externos e impactos no exercício profissional dos Assistentes Sociais. Neste contexto, suportamo-nos pela metodologia qualitativa utilizando o estudo de caso como estratégia, e as entrevistas semiestruturadas, a observação e a pesquisa documental como técnicas de recolha de dados. Com este estudo concluímos que a norma impregna impactos positivos para as instituições nomeadamente de cariz administrativo e organizacional. Denotam-se melhorias na organização documental e na comunicação interna. Também ao nível dos recursos humanos, salientamos o reforço do envolvimento dos colaboradores em toda a dinâmica da instituição bem como o envolvimento da gestão de topo em todo o processo de implementação do SGQ. Consequentemente, identifica-se um aumento da satisfação dos clientes e famílias. A certificação pela norma confere à instituição uma visão externa de reputação e credibilidade como exemplo a seguir. No entanto, a implementação desta norma também compreende aspectos constrangedores que se mostram como impactos negativos nas IPSS. O aumento da burocracia e consequente aumento do dispêndio de tempo são aspectos que podem condicionar a efectiva aplicação de todos os requisitos da norma o que se deve à falta de recursos humanos nas instituições. Também a linguagem demasiado técnica e específica da gestão bem como os elevados custos financeiros com a implementação e manutenção do sistema são referidos como contendo o mesmo carácter problemático. No exercício profissional dos Assistentes Sociais, os impactos mais significativos da norma prendem-se com a organização e sistematização de todos os processos individuais dos clientes e consequente aumento do dispêndio de tempo necessário para a sua execução.