Browsing by Author "Guerreiro, Joana Beatriz Diogo"
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- A evolução da imagem de um destino turístico através dos media : o caso da cidade de LisboaPublication . Guerreiro, Joana Beatriz Diogo; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasPodemos definir um destino turístico como um local para onde as pessoas escolhem viajar, que possui produtos, serviços e infraestruturas que satisfazem os turistas que o escolhem. Um destino turístico só começa a sê-lo quando existe uma imagem deste na mente dos potenciais turistas, não existindo destino sem uma imagem que o preceda. Neste sentido, torna-se imperativo que os destinos turísticos, tal como as marcas, transmitam uma imagem e personalidade positivas. O turismo em Portugal tem vindo a aumentar, sendo uma das principais atividades económicas no país, que contribui em larga escala para o PIB e para os níveis de empregabilidade. Dentro de Portugal, Lisboa é o principal destino turístico, sendo a cidade que mais turistas recebe ao longo de todo o ano. A criação da imagem de um destino turístico pode ser mediada por vários agentes, entre os quais se encontra a imprensa. Como tem vindo a ser estudado à luz da teoria do agendamento, a agenda mediática molda os assuntos sobre os quais o público pensa, e muitas vezes até a forma como pensa, e por isso a informação transmitida pelos media acaba por ter um papel fundamental na formação da imagem de um destino turístico. A presente investigação pretende entender de que forma o jornal, enquanto meio de comunicação generalista, afeta a imagem que o público cria sobre um destino turístico e, consequentemente, de que forma esta imagem acaba por afetar as suas instituições turísticas e o volume de turismo existente na cidade de Lisboa. Ao longo da investigação, foram analisados três mercados emissores de turismo: Espanha, Reino Unido e Brasil. Procurou perceber-se de que forma a cidade de Lisboa é representada na imprensa destes países, nomeadamente no jornal, um meio tradicional, embora tenham sido consultadas as suas versões digitais. Foram também entrevistados colaboradores da área do turismo, para perceber, do seu ponto de vista, de que forma tem evoluído o seu negócio e o turismo em Lisboa, de modo global. As conclusões demonstram que em todos os mercados em estudo as notícias e os temas abordados na imprensa influenciam o turismo da cidade de Lisboa, bem como a imagem de Lisboa enquanto destino turístico que os potenciais turistas criam na sua mente. O fator que mais influencia é o caráter positivo ou negativo das notícias veiculadas, embora o volume total de notícias também permita estabelecer alguma relação entre as duas variáveis. Por fim, verificou-se ainda que os temas mais abordados na imprensa em estudo coincidem com alguns dos aspetos evidenciados pelos turistas como os que distinguem Lisboa dos restantes destinos turísticos, e com os aspetos considerados pelos trabalhadores do turismo como sendo os mais valorizados por quem visita a cidade.