Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-27"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- One text, two readings: cases of reframing the Popes’ words in the Portuguese pressPublication . Sousa, Márcia DiasUntil today, the Popes have spoken in the United Nations General Assembly in five occasions. There, they manifested their concerns about issues which somehow were disturbing peace: for instance, the nuclear arms race (in Paul VI’s pontificate), violations of human rights and of the rights of nations (in John Paul II’s), the failure of governments to protect their peoples (in Benedict XVI’s) and the environmental crisis together with social exclusion (in Pope Francis’). Although all these topics have been generally broadcasted, since they were crucial in the international agenda at each time, it is curious to realize that two of the most influent newspapers in Portugal – Diário de Notícias (DN) e Jornal de Notícias (JN) – did not entirely coincide in the rewriting (Lefevere, 1992) of these papal speeches for the Portuguese public. Not only did they present a particular selection of the subjects mentioned by the pontiffs before the UN representatives, so attributing more importance to some arguments than others; but they also rearranged the selected contents in a particular order, therefore reflecting (and promoting) a specific interpretation of the papal messages and of the events themselves. The aim of this paper is to present the contours of the reframing processes pursued by DN and JN of these official texts, looking for differences and similarities, changes and regularities – both synchronically and diachronically. The research will focus on the selection and the reordering of the source contents, as presented in the first news piece they published about each of the five Popes’ speeches. The inverted pyramid will serve as basis for the analysis and concepts such as “agenda-setting” (McCombs and Shaw, 1972), “frame” (Lakoff and Wehling, 2012), “ideology” (Lefevere, 1987, 1992) and “agency” (Kinnunen and Koskinen, 2010) will be crucial as theoretical framework.
- Net neutrality : a perspective of European telecommunication entities into the debatePublication . Tourinho, Pedro Motta; Cyrino, AlvaroThe Net neutrality debate is closely tied to the telecommunication industry. It has the power to reshape and redefine the open Internet and partially the entire industry. The thesis conducted a research on to the European Net Neutrality Debate. Existing studies in this field have focused primarily on technological requirements, economic analysis, or regulatory justifications. However this research tries to investigate, if the current European regulations are protecting and considering the telecommunication industry enough in their laws. The industry is facing dramatic changes and new developments, which indirect could weaken or strengthen their position on the debate. New investments in high-speed networks, the implementation and research of the new mobile generation -5G and revenue losses, due to the disruptive technology offered by the OTT, the telecom industry is facing pressure. New players are competing and forcing the telecommunication industry to reinvent itself. However is the European regulator is taking partially notice of those changes and provides in some areas financial and legal support.
- A evolução da imagem de um destino turístico através dos media : o caso da cidade de LisboaPublication . Guerreiro, Joana Beatriz Diogo; Soares, Fátima Patrícia Nunes da Encarnação Marques DiasPodemos definir um destino turístico como um local para onde as pessoas escolhem viajar, que possui produtos, serviços e infraestruturas que satisfazem os turistas que o escolhem. Um destino turístico só começa a sê-lo quando existe uma imagem deste na mente dos potenciais turistas, não existindo destino sem uma imagem que o preceda. Neste sentido, torna-se imperativo que os destinos turísticos, tal como as marcas, transmitam uma imagem e personalidade positivas. O turismo em Portugal tem vindo a aumentar, sendo uma das principais atividades económicas no país, que contribui em larga escala para o PIB e para os níveis de empregabilidade. Dentro de Portugal, Lisboa é o principal destino turístico, sendo a cidade que mais turistas recebe ao longo de todo o ano. A criação da imagem de um destino turístico pode ser mediada por vários agentes, entre os quais se encontra a imprensa. Como tem vindo a ser estudado à luz da teoria do agendamento, a agenda mediática molda os assuntos sobre os quais o público pensa, e muitas vezes até a forma como pensa, e por isso a informação transmitida pelos media acaba por ter um papel fundamental na formação da imagem de um destino turístico. A presente investigação pretende entender de que forma o jornal, enquanto meio de comunicação generalista, afeta a imagem que o público cria sobre um destino turístico e, consequentemente, de que forma esta imagem acaba por afetar as suas instituições turísticas e o volume de turismo existente na cidade de Lisboa. Ao longo da investigação, foram analisados três mercados emissores de turismo: Espanha, Reino Unido e Brasil. Procurou perceber-se de que forma a cidade de Lisboa é representada na imprensa destes países, nomeadamente no jornal, um meio tradicional, embora tenham sido consultadas as suas versões digitais. Foram também entrevistados colaboradores da área do turismo, para perceber, do seu ponto de vista, de que forma tem evoluído o seu negócio e o turismo em Lisboa, de modo global. As conclusões demonstram que em todos os mercados em estudo as notícias e os temas abordados na imprensa influenciam o turismo da cidade de Lisboa, bem como a imagem de Lisboa enquanto destino turístico que os potenciais turistas criam na sua mente. O fator que mais influencia é o caráter positivo ou negativo das notícias veiculadas, embora o volume total de notícias também permita estabelecer alguma relação entre as duas variáveis. Por fim, verificou-se ainda que os temas mais abordados na imprensa em estudo coincidem com alguns dos aspetos evidenciados pelos turistas como os que distinguem Lisboa dos restantes destinos turísticos, e com os aspetos considerados pelos trabalhadores do turismo como sendo os mais valorizados por quem visita a cidade.
- The power of certifications : how sustainability certifications impact the product preference in the Brazilian juice marketPublication . Prell, Maximilian; Caldieraro, FabioOne common attempt to satisfy consumer demand for more sustainable business practices and increasing product preference is the use of sustainability certifications. Due to the huge number of available certifications, companies have problems to decide for the most beneficial ones. The following study attempts to solve this issue by comparing different certificate groups using a quantitative survey based on conjoint analysis carried out in the Brazilian juice market. The results of 210 respondents indicate, that the certifications picked generally increase product evaluations. However, the effects differ significantly between three segments identified, especially between the two most important ones with combined almost 90% market share. One is a price sensitive segment with weak effects towards certifications and the other a price insensitive cluster, showing strong preferences for certified products. Demographic differences between the clusters are only marginal as well as specific certification preferences, with a small advantage for organic. Therefore, a dual targeting strategy is recommended, on the one hand, a highly priced certified product and on the other hand a lowly-priced uncertified product a should satisfy the identified demands. The certification(s) picked should mostly rely on the specific costs of the process due to the limited consumer differentiation. Furthermore, this limited differentiation, is underlined by remarkable utilities for a superfluous sugar label.
- Processo de promoção e proteção : da (im)possibilidade do pedido de certidão no quadro da defesa da privacidade da criançaPublication . Encarnação, Elisa Sofia Martins da; Antunes, Ana Filipa dos Santos Morais
- Facilitar o perdão em cuidados paliativos : revisão scopingPublication . Silva, Ana Rita Correia Santos e; Berenguer, Sílvia Maria Alves CaldeiraIntrodução: Os Cuidados Paliativos (CP) procuram a prevenção e intervenção no sofrimento, encontrando respostas biopsicossociais e espirituais. A espiritualidade inclui, entre outras, questões de reconciliação e perdão que são fundamentais para os pacientes e famílias que enfrentam uma doença grave. Considerando que o objetivo central nos CP é reduzir o sofrimento dos pacientes e suas famílias, a intervenção "facilitar o perdão" pode representar uma resposta valiosa como uma intervenção multidisciplinar e não-farmacológica a ser realizada. Metodologia: Revisão scoping, registada e baseada nas linhas orientadoras do Joanna Briggs Institute (JBI), com o objetivo de mapear o conhecimento sobre a intervenção de facilitação de perdão em CP. A pesquisa foi realizada em Junho de 2017 e atualizada em dezembro de 2018 em bases de dados internacionais. Os resultados foram analisados por dois revisores independentes, com um terceiro revisor para casos de dúvida ou discordância. Resultados: De um total de 1581 artigos, foram incluídos 23 artigos na revisão. Os resultados sugerem um crescente interesse na facilitação do perdão em CP. O perdão é um tema importante no cuidado de fim de vida em todas as tradições espirituais e religiosas e os estudos são, predominantemente, do ponto de vista psicológico. Identificaram-se diversas atividades para a facilitação de perdão, contudo escassos detalhes estão descritos sobre as características das mesmas. Os elementos da equipa envolvidos na facilitação do perdão aparecem descritos como assistentes sociais, enfermeiros, médicos, psicólogos e em alguns casos não especificados. A intervenção parece relacionar-se com melhor bem-estar mental, físico e relacional; melhor qualidade de vida, tomada de decisão e comunicação; melhor autoestima e aumento de esperança; redução de depressão, de raiva e ansiedade; paz interior. Conclusões: O perdão e a sua facilitação apresenta-se fundamental em CP. Os resultados abrem novas perspetivas de investigação, de intervenção clínica e de preparação dos profissionais nesta área.