Browsing by Author "Gil, Paulo Duarte Bastos"
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- Reorganizar a escola e desenvolver o ensino : ensaiando alterações ao modelo organizativoPublication . Gil, Paulo Duarte Bastos; Araújo, Joaquim Machado deCom a democratização e massificação do acesso ao ensino aumentou a diversidade social, cultural e económica do público escolar e este facto coloca novos desafios ao modelo organizativo das escolas. O tradicional funcionamento interno da escola revela-se incompatível com a diversidade de públicos que ela acolhe e com as novas missões que lhe são atribuídas, originando uma metamorfose do modo de seleção escolar, passando de uma seleção dos melhores para uma exclusão dos piores, isto é, de uma seleção relativa e exclusão massiva para uma exclusão relativa por processos de aparente inclusão. Defende-se hoje que, na gestão do trabalho curricular, a escola se centre nas questões de organização e gestão contextualizada, nomeadamente, através da concretização de projetos próprios, adequados a cada grupo de alunos, com vista à melhoria do nível e da qualidade das aprendizagens curriculares consideradas essenciais e, por isso, são preconizadas para todos. Esta investigação pretende conhecer, compreender e refletir sobre a forma como se organiza para promover o sucesso escolar dos alunos uma escola que integra o programa TEIP3 e estabelece um “contrato de autonomia” com o Ministério da Educação. O estudo realizado é de caráter qualitativo e a metodologia adotada insere-se no paradigma interpretativo estruturando-se num estudo de caso, uma vez que se pretende reconstituir a experiência vivida pelos participantes. Através desta investigação é possível identificar os dispositivos organizacionais desenvolvidos, percecionar o modo como o órgão de gestão e administração e as diferentes estruturas de coordenação promoveram e desenvolveram o currículo, caraterizar as estratégias desencadeadas e o papel dos intervenientes, analisar as mudanças induzidas e reconhecer os constrangimentos e oportunidades sentidas pelos diferentes atores envolvidos. Nesse sentido, o estudo verifica que os diretores de turmas adotaram um modelo híbrido de organização (as turmas contíguas), evidenciando um redesenho da gestão pedagógica e curricular que conduziu a maior eficácia organizacional.