Browsing by Author "Freitas, Paula Alexandra Ferraz da Cunha"
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- Processo da compreensão leitora de crianças surdas : diferenças semânticas : o surdo gestualista e o surdo oralistaPublication . Freitas, Paula Alexandra Ferraz da Cunha; Ponte, Filomena Ermida Costa Figueiredo Branco daPara que se possa viver, interagir ou comunicar o ser humano necessita de uma língua, oral ou gestual, para assim adquirir e aperfeiçoar uma aprendizagem social, cognitiva e linguística. No caso de crianças surdas é primordial a interação num ambiente linguístico capaz de fornecer a estas crianças uma aquisição e um desenvolvimento de uma língua materna. Numa sociedade maioritariamente ouvinte a criança surda terá de conhecer ou até dominar o português escrito como forma de ingresso ao conhecimento e participação na vida em sociedade. Contudo, comparativamente às crianças ouvintes, o ensino da leitura e da escrita não pode ser transmitido como língua materna, uma vez que estão privados da modalidade oral. É fundamental a acoplagem que estas duas línguas assumem na vida de crianças e alunos surdos pois comunicar em língua gestual portuguesa e português escrito constitui a possibilidade de crescer em duas línguas, como primeira e segunda língua respetivamente. O objetivo deste estudo visa observar o processo de compreensão leitora de crianças surdas, comparando surdos gestualistas e surdos oralistas, uma vez que estão privados do in - put auditivo essencial para aquisição e desenvolvimento da linguagem e comunicação e o aumento progressivo da capacidade do campo lexical e significação das palavras (semântica). O estudo incidiu em catorze crianças que frequentam turmas bilingues e visa perceber de que forma é feita as aprendizagens linguísticas. A análise e tratamento de dados foram concebidos através de observações diretas na sala de aula e do conteúdo das entrevistas feitas à equipa multidisciplinar que trabalham na escola de referência para a educação bilingue. Os resultados obtidos indicam-nos para uma redução e limitação nas capacidades semânticas e problemas de aprendizagem na leitura e na escrita nas crianças surdas, devido ao facto de estarem privadas da informação oral bem como da estrutura gramatical da língua gestual portuguesa ser diferente da estrutura gramatical do português escrito.Comparativamente aos alunos gestualistas, os alunos oralistas evidenciam-se num aumento semântico e vocabular porque têm mais acesso à oralidade, ao significado da palavra e as dificuldades manifestam-se principalmente no abstrato enquanto os gestualistas têm mais dificuldades ao nível da compreensão e expressão, limitando mais a aquisição lexical. Contudo ressalve-se a ideia que cada criança possui capacidades, potencialidades e peculiaridades provenientes de vários fatores (idade do implante, família, parte cognitiva, entre outros) que possam, ou não, comprovar as conclusões e ilações aqui apresentadas e que devem ser sempre ponderadas.