Browsing by Author "Freches, Marta de Almeida"
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- Deposição de Cristo no túmulo : estudo e intervenção de conservação e restauroPublication . Freches, Marta de Almeida; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Frade, José CarlosPeríodo áureo da pintura portuguesa, o séc. XVI correspondeu, sobretudo, à influência flamenga em Portugal e aos seus movimentos artísticos. Desta influência faz parte a obra objeto do meu estudo, Deposição de Cristo no Túmulo, uma pintura a óleo sobre madeira. Esta obra faz parte de um ciclo da Paixão de Cristo, juntamente com as pinturas da Flagelação, Ecce Homo e Descimento da Cruz, pertencentes ao Mosteiro de Santo André de Ancede. Na minha dissertação tenho como objetivo dar continuidade e aprofundar o estudo histórico, iconográfico, técnico e material do ciclo, recorrendo a exames de área como a documentação fotográfica sob vários comprimentos de onda (visível, UV e IV), a exames pontuais por microscopia ótica digital e análises complementares, tais como observação dos cortes estratigráficos e identificação do suporte de madeira de castanho por microscopia ótica (MO), testes de coloração e análise elementar por microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria dispersiva de energia (SEM-EDS) e por micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (micro-FTIR). Os materiais identificados são comuns à época, sendo a obra constituída por uma camada de preparação à base de sulfato de cálcio e material proteico, desenho subjacente executado a carvão vegetal e diversas camadas cromáticas compostas por branco de chumbo, azurite, amarelo de chumbo e estanho, verdigris, resinato de cobre, vermelhão, carvão vegetal e animal e pigmentos ocre ou terra. Com este estudo pretendo contribuir para um aprofundamento do conhecimento sobre o modo de execução e dos materiais utilizados por este mestre/oficina desconhecido, comparando com o que se conhece sobre a construção de painéis na época, em Portugal. O luxo e riqueza das vestes retratadas na pintura suscitaram interesse pelo estudo do vestuário, joias e ornamentos utilizados durante o período em causa. Assim, foi realizada, como caso de estudo, uma abordagem geral à principal indumentária e acessórios usados em Quinhentos, bem como a sua representação em pinturas da época. A existência de uma grisalha representando a cena bíblica de Jonas com a baleia serviu também como forma de datação da presente obra. De um modo geral, os principais problemas que a obra apresentava eram a fragilidade do suporte, devido a infestação xilófaga e a uma anterior intervenção deficitária. A camada cromática apresentava ainda algum desgaste e lacunas derivadas da transladação do retábulo original para uma moldura individual. O tratamento de conservação e restauro efetuado teve como objetivo a estabilização e a consolidação do suporte lenhoso, assim como a preservação da integridade estética da obra, sendo fundamentado em critérios de compatibilidade de materiais e de durabilidade do tratamento de estabilização estrutural.