Browsing by Author "Franze, Francisco Daniel"
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- O currículo do ensino básico em Moçambique e a educação para a cidadania : um estudo realizado na cidade de NampulaPublication . Franze, Francisco Daniel; Roldão, Maria do Céu NevesA sociedade do século XXI vive um período de transição. A conflitualidade social, política e económica pôs em causa o mundo moderno e esboçam-se já novos caminhos, num esforço de atingir a harmonia, ao mesmo tempo que outros indicadores nos remetem para uma maior desigualdade entre regiões e grupos sociais, uma mais acentuada segregação e isolamento das minorias e o aumento dos excluídos. É claro que em uma sociedade dividida, temos o direito de incitar mais firmemente o sistema educacional a se situar do lado da cidadania. O tema da presente tese é o Currículo do Ensino Básico em Moçambique e a educação para a Cidadania, um estudo desenvolvido na cidade de Nampula. A reflexão realizada, a partir deste novo entendimento da escola em torno do seu papel na educação para a cidadania deu origem a uma questão central:de que forma o Currículo do Ensino Básico em Moçambique, na sua dimensão enunciada e na sua implementação, contribui para a educação para a cidadania nos alunos?É propósito do trabalho compreender a contribuição das diferentes disciplinas do currículo do Ensino Básico na vertente conteúdos e práticas de ensino e organizativas da escola na formação da cidadania nos alunos.Perante esta problemática, definimos como objetivos para a presente investigação: compreender a contribuição das diferentes disciplinas do currículo do Ensino Básico e das práticas organizativas na educação para a cidadania, identificar as perceções de cidadania que os professores e alunos manifestam, caraterizar a progressão curricular que que contribui para a compreensão da cidadania e analisara contribuição das metodologias usadas pelos professores na educação para a cidadania. Face aos objetivos definidos, delineámos uma metodologia mista de investigação, fazendo recurso ao inquérito por entrevista e ao questionário, a observação das aulas e do ambiente escolar e à análise documental como técnicas de recolha de dados, a análise estatística (descritiva simples) e à análise de conteúdo como técnicas de análise de dados. Os resultados da investigação indicam que os gestores e os professores não têm domínio do Plano Curricular na sua versão enunciada e muito menos têm noção de transversalidade de ensino de conteúdos da disciplina de Moral e Cívica. De igual modo, os professores e gestores não conhecem as disciplinas do currículo prescrito que possuem conteúdos que contribuem para a educação para a cidadania. De certo modo, pode-se aferir que os professores nas suas aulas não conseguem explorar o lado educativo dos seus conteúdos. Da mesma forma, os resultados indicam que o único momento de realce quanto à contribuição das disciplinas com conteúdos para a educação para a cidadania é na aula desta disciplina de Moral e Cívica. Os professores utilizam, de forma predominante, a exposição e o ditado de apontamentos como único método de ensino e, também, os professores, nas suas aulas, não exploraram o livro da melhor forma para facilitar a aprendizagem dos alunos. Por último, os resultados indicam que as escolas privadas promovem mais ações que contribuem para a educação para a cidadania que as escolas públicas.