Browsing by Author "Franco, Alda Cristina Maneca Nabais Ferreira"
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- Modelos e práticas de desenvolvimento dos professores : análise de um percursoPublication . Franco, Alda Cristina Maneca Nabais Ferreira; Baptista, José AfonsoAs sucessivas alterações de que tem sido alvo o estatuto da carreira docente e, num plano mais específico, as iniciativas políticas relativas à supervisão e à avaliação do desempenho docente, intensificaram a discussão acerca dos objetivos, dos protagonistas e dos métodos associados a esses conceitos. O desenvolvimento profissional do professor tem-se mostrado imprescindível, dadas as mudanças no currículo, nas abordagens de ensino e nas condições de trabalho, e é segundo Day (2001: 39): “ (…) o processo através do qual os docentes, sozinhos e em conjunto com os outros, revêem e valorizam o seu papel como construtores críticos do conhecimento e das competências ao longo da sua vida.” O estatuto da carreira docente tem vindo a realçar a importância das três modalidades de formação, inicial, contínua e especializada, destacando a formação especializada como aquela que deve qualificar os docentes para o desempenho de cargos, funções ou atividades educativas especializadas, conferindo um diploma ou grau académico que constitui uma habilitação profissional. A especialização dos professores surge, assim, numa tentativa de dar resposta adequada à diversificação das tarefas docentes, consequência das novas exigências da escola de massas, bem como, munir os docentes de novas competências que permitam uma atuação mais profissional e eficaz. Este trabalho teve como principal objetivo a análise da importância dos processos de supervisão pedagógica, quer na formação dos professores, quer na avaliação de desempenho docente, passando por uma reflexão, à luz dos modelos teóricos, sobre as temáticas relativas à supervisão. Ao longo de um percurso dedicado à docência e à gestão escolar penso ter adquirido uma visão privilegiada das constantes mudanças na educação, que me tem permitido assumir uma atitude colaborativa, inovadora e facilitadora do trabalho desenvolvido ao nível das diferentes estruturas da escola, por forma a melhorar a qualidade do ensino e os resultados escolares. Esta reflexão enquadra-se numa perspetiva de uma valorização profissional, uma vez que a aposta na qualificação dos recursos humanos será, naturalmente, uma mais-valia no desempenho dos diferentes atores.