Browsing by Author "Flores, Diana Raquel Marques Manique Tomaz"
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- Difficulties and strategies associated with nurse integration in critical care provision: a scoping reviewPublication . Flores, Diana Raquel Marques Manique Tomaz; Ferreira, Inês Imperadeiro Ribeiro; Correia, Patrícia Sofia Rodrigues; Mendes, Maria Manuela Madureira Lebre; Ribeiro, Patrícia Cruz Pontífice Sousa Valente; Fernandes, Filipa Alexandra VeludoIntroduction: The nurses’ integration in specialized care provision to critically ill patients is an increasing concern in the context of hiring and mobilizing nursing professionals. An adequate integration is crucial for the nurses’ success and adaptation to the new service, as well as to ensure the quality and safety of the provided care. Objective: To map the existing knowledge on the difficulties experienced by nurses, as well as on the strategies that facilitate their integration in specialized care provision to the critically ill. Method: A scoping review was conducted, following the method proposed in the Joanna Briggs Institute Reviewers’ Manual 2015. The following were used as inclusion criteria: Population - nurses; Concept - the experienced difficulties and the strategies employed to facilitate the nurses’ integration; Context - the provision of care to the critically ill. A total of 13 articles, published until May 2020, were included. Results: The following difficulties were reported: communication issues with the team, as well as with the patients and/or their relatives; overall stress; dealing with complex health conditions, as well as with intricate procedures and/or techniques; work overload; high staff turnover rate between services; dealing with a patient’s death and/or with organ donation planning. The following were pointed out as facilitating strategies: simulated practice; performing teamwork; assignment of a nursing supervisor/tutor; receiving feedback; developing resilience mechanisms. Conclusion: As regards care provision, the nurses’ integration process requires planning and the inclusion of facilitating strategies is crucial. Simulated practice leads to the acquisition of fundamental skills, as does the assignment of a nursing supervisor/tutor and receiving feedback on the conducted tasks. In addition to overcoming the difficulties experienced, these strategies also allow developing resilience and coping mechanisms, which help prevent burnout and the adverse effects caused by the high staff turnover rate between services.
- Integração eficaz : estratégia facilitadora no desenvolvimento de competências do enfermeiro especialistaPublication . Flores, Diana Raquel Marques Manique Tomaz; Pontífice-Sousa, PatríciaO presente relatório está integrado no plano de estudos da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do curso de Mestrado em Enfermagem da Escola de Enfermagem (Lisboa), do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Este evidencia os resultados de aprendizagem atingidos no contexto da prática clínica e o nível adequado de desenvolvimento de competências específicas na especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, nos termos regulamentados pela OE, ou seja, os aspetos considerados fulcrais para o percurso de aprendizagem em ambiente clínico (analisando e refletindo o percurso dos estágios). O primeiro estágio decorreu numa Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios de um hospital de Lisboa e o segundo num Serviço de Urgência Geral de um hospital na periferia de Lisboa, com a perspetiva de concretizar os objetivos definidos a priori e documentar as atividades desenvolvidas ao longo destes, é elaborado este relatório. Concomitantemente fez-se uma análise preliminar do estado da arte quanto à evidência científica relativa à integração do enfermeiro no cuidado à pessoa em situação crítica, mapeando-se o conhecimento acerca das dificuldades sentidas pelos enfermeiros e das estratégias que facilitam o seu processo de integração através de uma scoping review. Os resultados preliminares foram apresentados em forma de póster num seminário e por fim num artigo, aprovado para publicação em revista. No contexto da prática clínica foram divulgadas as conclusões do artigo recorrendo a sessões de sensibilização e disponibilizando o póster em formato digital. Reconhecer o ambiente complexo dos serviços que cuidam da pessoa em situação crítica e os requisitos das competências dos profissionais que aí exercem funções, assim como compreender as dificuldades que os enfermeiros sentem e quais as estratégias a adotar que facilitem a sua integração torna-se fundamental para ambicionar o sucesso na sua adaptação aos serviços e almejar a melhoria contínua da segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem. A transmissão deste conhecimento é crucial para a constante melhoria e excelência do exercício profissional e a aplicação do mesmo em ambiente clínico constituiu-se como indispensável para o sucesso dos estágios realizados e melhor aproveitamento do seu contributo para o meu exercício profissional através do desenvolvimento de competências especializadas no cuidado à pessoa em situação crítica.