Browsing by Author "Figueiredo, Lara Joana Lopes de"
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- A gestão de conflitos numa organização e consequente satisfação dos colaboradoresPublication . Figueiredo, Lara Joana Lopes de; Ribeiro, CéliaO conflito faz parte da nossa vivência enquanto seres sociais em constante interação com os outros, ele é parte integrante da vida dos seres humanos. A sua existência não é prejudicial, antes pelo contrário, promove o crescimento e desenvolvimento. A sua anulação ou inexistência não seriam de modo algum benéficas quer para os indivíduos quer para as organizações. O desenvolvimento do tema situa-se essencialmente no âmbito da gestão de conflitos e consequente satisfação dos trabalhadores no contexto empresarial, pretendese especificamente analisar os estilos de gestão de conflitos e as diversas dimensões inerentes à satisfação no trabalho. Para responder ao objetivo geral definido aplicámos um questionário a 100 colaboradores de uma empresa do ramo das telecomunicações. Com o estudo efetuado concluímos que relativamente à estratégia de gestão de conflitos a que os colaboradores da amostra mais recorrem é a Partilha, o que significa que no geral os colaboradores quando enfrentam uma situação de conflito cedem sempre algo nas suas posições ou opiniões. De seguida, surge o estilo Colaboração que implica a colaboração entre as partes e, consequentemente, leva a uma maior abertura de negociação, pressupondo uma alta preocupação consigo próprio e com os outros. O estilo menos utilizado foi o de Evitamento, ou seja, o fugir ao problema pressupondo uma reduzida preocupação consigo mesmo e com os outros. Em relação à (in)satisfação no trabalho, as dimensões que registaram maiores níveis de satisfação foram: satisfação com o reconhecimento profissional, com o suporte organizacional, com o relacionamento afetivo no trabalho, com a utilidade social da organização e do trabalho e insatisfação com a sobrecarga de trabalho e com a falta de suporte psicossocial. Como resultado da análise inferencial confirmou-se a existência de relação estatisticamente significativa entre as variáveis vínculo profissional e os estilos de gestão de conflitos (colaboração, acomodação, partilha e evitamento). Também a variável, escolheria de novo esta empresa para trabalhar registou diferenças significativas com a escala de gestão de conflitos nas dimensões colaboração e acomodação. Também se encontraram relações significativas entre as variáveis funções de gestão/chefia e os estilos de gestão de conflitos (colaboração, acomodação, partilha e evitamento), tal como entre a variável classificação atribuída à chefia e os estilos de gestão de conflitos acomodação. O estudo salienta que os estilos de gestão de conflitos adotados pelos colaboradores de uma empresa não influenciam a satisfação no trabalho destes colaboradores.