Browsing by Author "Figueiredo, Ana Pinto Leite Braamcamp de"
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- Cristo diante do Sumo Sacerdote : a problemática das costuras na conservação e restauro de pintura sobre telaPublication . Figueiredo, Ana Pinto Leite Braamcamp de; Aguiar, Maria da Cunha Matos Lopes Pinto LeãoCristo diante do Sumo Sacerdote, de autoria desconhecida, é uma pintura tenebrista do século XVII, proveniente de Torre de Moncorvo, que sofreu um estudo aprofundado e um tratamento de Conservação e Restauro na Universidade Católica Portuguesa (Porto). Durante a pesquisa de contextualização desta obra, descobriu-se que se trata de uma cópia de uma pintura de Gerrit van Honthorst (1592-1656, Utrecht), importante pintor holandês da sua época, na medida da sua qualidade artística mas, principalmente, pelo modo como pintava cenas noturnas iluminadas pela luz de velas, criando um acentuado efeito dramático com fortes contrastes claro-escuro. Além desta pintura, foi encontrado o registo de outras três cópias em Estremoz, em Madrid e em Bordéus. A pintura em estudo foi analisada de modo a poder-se compreender a natureza dos materiais e técnicas utilizados, nomeadamente, a natureza do suporte têxtil, pigmentos, cargas e aglutinantes utilizados. Quanto à conservação, a correção das acentuadas deformações existentes (principalmente na zona inferior) ao longo de uma costura vertical levou à separação parcial da pintura. A fragilidade e o elevado teor de acidez do suporte têxtil, fruto dos mecanismos de oxidação e hidrólise da celulose, justificaram a opção pela reentelagem. O grave risco de destacamento das camadas de preparação e cromáticas levou à realização da sua consolidação. E ainda, a nível da superfície pictórica, foram preenchidas as lacunas e realizada a sua reintegração cromática. Os problemas colocados pela adesão de um suporte novo a telas com costuras têm sido solucionados de diversos modos pelos conservadores-restauradores ao longo dos tempos. Deste modo, e numa segunda parte deste estudo, pretendeu-se fazer um levantamento de várias propostas e avaliar a sua eficácia, realizando provetes com os vários sistemas e submetendo-os a ensaios de tração até à rutura. Para a entretelagem dos provetes foi utilizado o mesmo adesivo (BEVA 371 O. F.®) e quatro tipos de telas de reforço: linho, linho encolado, poliéster e poliéster impermeabilizado. Concluiu-se que é preferível utilizar um material intermédio para compensar a altura do relevo da costura e, ainda, que o tecido de poliéster utilizado tem pior performance quando comparado com o linho.