Browsing by Author "Fernandes, Sofia Brandão"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Discrepâncias regionais no PISA : principais fatores influenciadores dos resultados regionais no PISA 2015, 2018 e 2022Publication . Fernandes, Sofia Brandão; Silva, Maria da Conceição Andrade eO principal objetivo deste estudo é descobrir quais os principais fatores influenciadores nos resultados regionais do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) para os anos de 2015, 2018 e 2022, a nível nacional. Desta forma, começou-se por enquadrar o tema e analisar a literatura existente, tanto a nível nacional como internacional. Os dados do PISA relativos aos anos de 2015, 2018 e 2022 foram obtidos do site oficial da OCDE, tendo os dados portugueses sido filtrados, limpos e preparados. De seguida, efetuou-se uma análise descritiva das principais variáveis e aplicou-se os modelos de regressão linear à amostra. Pode-se concluir que a maioria das regiões, por si só, não se demonstraram estatisticamente significativas nos resultados devido a ter-se incluído outras variáveis de controlo. O estatuto socioeconómico e cultural do aluno revelou-se o principal fator que influencia positivamente os resultados, ou seja, alunos com maiores posses económicas normalmente obtém uma melhor qualificação no questionário. Além disso, os alunos que repetiram o ano letivo, faltaram a pelo menos uma aula nas últimas duas semanas anteriores à elaboração do questionário, frequentam uma escola privada com financiamento público ou uma escola pública tendem a alcançar resultados inferiores no questionário comparativamente com as variáveis bases. As variáveis de referência são os alunos que nunca repetiram o ano, que não faltaram a nenhuma aula e que frequentam uma escola privada, sem financiamento do Governo, respetivamente.