Browsing by Author "Fernandes, Maria Emília Santos Cabral de Geraldes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Turmas Mais Sucesso : expectativas e perspetivas dos atores envolvidos num projeto : um estudo de caso na Escola Secundária do Castêlo da MaiaPublication . Fernandes, Maria Emília Santos Cabral de Geraldes; Alves, José Matias; Silva, Lília AnaO insucesso escolar visto essencialmente através da retenção e abandono escolar, ganha cada vez mais importância numa sociedade em que o alargamento do ensino obrigatório para doze anos ameaça a agudizar a situação. Se o insucesso foi durante décadas atribuído apenas às capacidades – ou falta delas – dos alunos, desde a década de setenta que a corrente socioinstitucional trouxe para a ribalta o papel que a escola e as relações que esta estabelece com os alunos têm na promoção do sucesso. De acordo com esta corrente, é a transformação da escola, das suas estruturas, conteúdos e práticas que permitirá a adaptação desta aos diferentes públicos, promovendo as aprendizagens a que se aspiram. É na senda deste pensamento que surgiu o projeto Mais Sucesso na Escola Secundária do Castêlo da Maia e, consequentemente, o trabalho que aqui se apresenta. Tentámos, através da análise documental, entrevistas e questionário por inquéritos, compreender as expectativas e os pontos de vista dos atores diretamente envolvidos – alunos, professores e encarregados de educação – e fazer o levantamento das estratégias que, na opinião dos mesmos, mais contribuíram para o sucesso destes alunos. Concluímos que se a formação de turmas homogéneas de baixo rendimento não contou com a aprovação de todos, a existência de um reduzido número de alunos parece ter contribuído para um melhor processo de ensino-aprendizagem. A utilização de Pares Pedagógicos nas disciplinas consideradas mais problemáticas – Língua Portuguesa, Matemática e Inglês – foi uma das estratégias que melhor resultou, assim como o acompanhamento de alguns alunos por Tutores. O trabalho colaborativo entre os professores e a procura sistemática das metodologias e estratégias mais adequadas e eficazes foram também aspetos essenciais para o sucesso destes alunos que consideram a sua passagem por este projeto como uma mais-valia para o seu futuro.