Browsing by Author "Fernandes, Elisabete Maria Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : MusicalMente : programa de educação emocional com teatro musicalPublication . Fernandes, Elisabete Maria Santos; Silva, Nuno Luís Caçote daliteratura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem‐estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica, realizado no âmbito da prática profissional do mestrado em ensino da música, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, centrou‐se na conceção, na implementação e na avaliação do programa “MusicalMente – educação emocional com teatro musical”. Este é um programa onde através de atividades artístico‐culturais ludopedagógicas, realizadas na conceção e produção de projetos interdisciplinares e transdisciplinares de teatro musical, pretende‐se promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Neste projeto, realizado entre junho de 2017 e junho de 2018 no Conservatório d’ Artes de Loures, participaram 100 alunos (25 de 1.º ciclo, 25 de 2.º ciclo, 25 de 3.º ciclo e 25 do ensino secundário). Utilizou‐se uma metodologia de investigação de índole mista (qualitativa e quantitativa) e para a recolha de dados foram utilizados instrumentos qualitativos (observação direta e diário de bordo) e quantitativos (inquéritos por questionário). O projeto culminou com a apresentação pública do musical Shrek. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa permitem verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente apresenta‐se como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.