Browsing by Author "Fernandes, Daniela Filipa Vinhas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Cuidar do doente crítico com dignidade... uma responsabilidade, um compromisso!Publication . Fernandes, Daniela Filipa Vinhas; Sousa, Patrícia PontíficeO presente relatório surge no âmbito do plano curricular do Curso de Mestrado Profissional, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, e pretende evidenciar o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular Estágio, que se concretizou na minha passagem por diferentes contextos clínicos, um primeiro momento correspondente ao módulo III, que desenvolvi no âmbito dos Cuidados Paliativos e um segundo, correspondente ao Módulo I, que decorreu no Serviço de Urgência, perfazendo um total de 360 horas Em cada um dos módulos a minha prestação centrou-se nos cuidados ao doente crítico e família, tendo sempre subjacente o respeito pela dignidade da vida humana. Partindo deste pressuposto procurei junto das equipas com quem trabalhei sensibilizá-las para a adoção de boas práticas no cuidado ao doente crítico ou em fim de vida, contemplando a família em todo o processo de doença. Na realidade, tomando como referência o conceito dignidade que é transversal aos dois contextos clínicos, foram definidos objetivos e estabelecidas estratégias que contemplem esta trilogia referente ao processo de cuidados, ou seja, o período de transição saúde-doença, que a pessoa vivencia e, depois o contato com a proximidade e inevitabilidade da morte. Deste modo, procurarei manter uma linha de continuidade e coesão à medida que vou explanando as minhas experiências, tendo como suporte alguns referenciais teóricos e com recurso a uma metodologia descritiva e analítica. No que concerne à sua estrutura, encontra-se organizado em quatro partes, tendo sempre por base o projeto de estágio. Perante o descrito, este relatório pretende não só ser demonstrativo das competências adquiridas na prestação de cuidados de enfermagem especializados ao doente adulto e idoso em estado crítico, mas e sobretudo ser representativo de uma prática refletida que se constrói a partir de um olhar mais crítico sobre as experiências vivenciadas durante este percurso de intenso e proveitoso contato com diferentes realidades.