Browsing by Author "Fernandes, Ana Isabel Alves"
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- Balanced scorecard em unidades de saúde privadas : estudo de caso da CUFPublication . Fernandes, Ana Isabel Alves; Marques, Luís Manuel DionísioNos últimos anos temos assistido a uma evolução nos mercados, no sentido em que há cada vez mais concorrência e os clientes são exponencialmente mais exigentes. Estes fatores, criam pressão em diversos setores incluindo o da saúde, tradicionalmente já caracterizado pela sua imprevisibilidade. São estes desafios, que levam muitas empresas a reorientar a atenção para seus sistemas de avaliação de desempenho, onde se destaca a utilização de ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC). Inicialmente este surgiu como um sistema de medição de performance, mas rapidamente evoluiu para um sistema de gestão estratégica, o que permitiu às organizações fazer a ligação entre a criação da estratégia e a sua implementação, tornam-se capazes de dar uma resposta eficaz e em tempo útil, em contextos de incerteza. O estudo foi realizado em contexto empresarial, na CUF, empresa de referência no território nacional e líder na prestação de cuidados de saúde privados. Foram selecionadas três direções distintas, e analisados os seus sistemas de avaliação de performance, através de análise documental e entrevistas informais a elementos das mesmas. Verificou-se que apenas uma das direções dispunha de um BSC, mas que este apresentava objetivos alinhados com os eixos estratégicos da empresa. Nas restantes direções procedeu-se à exploração de métricas que conseguissem espelhar objetivos concretos, assim como uma análise externa a possíveis melhorias. Atendendo ao âmbito de atuação de cada um dos intervenientes no estudo, verifica-se uma discrepância na proporcionalidade das métricas definidas par cada uma das perspetivas, havendo no entanto destaque para as perspetivas financeiras e de processos internos. Apesar da amostra em análise, o estudo surge como ponto de partida para uma análise mais profunda na empresa, servindo de mote para investigação futura.