Browsing by Author "Faria, Maria de Jesus Ferreira Ramos de"
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- As necessidades educativas especiais do aluno com Distrofia Muscular de DuchennePublication . Faria, Maria de Jesus Ferreira Ramos de; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daEmbora reconhecendo que as pessoas com deficiências ou incapacidades não se constituem como um grupo homogéneo, é inegável que este é um dos segmentos da população que mais tem sofrido os efeitos da exclusão, os quais se tornam impeditivos da sua participação ativa na sociedade e comprometem, de forma inaceitável, o exercício de uma cidadania plena. Cabe, portanto, a cada um de nós, por exercício da livre vontade, assumir as nossas responsabilidades, enquanto cidadãos ativos e reflexivos, como elemento chave na construção de uma sociedade mais rica em valores como a tolerância e a solidariedade, uma sociedade criativa e respeitadora dos direitos do Homem. É imprescindível termos sempre em mente a máxima de que a Educação é algo fundamental à própria existência da pessoa, mas a história elucida que nem sempre assim se entendeu tal direito em relação às pessoas com deficiência. Constata-se, sobretudo, através da análise de documentos legislativos, a existência de diversas alterações na construção social da Deficiência que apontam para uma contínua evolução nas atitudes sociais e políticas, as quais, nas últimas décadas, têm vindo a encarar a pouco e pouco a pessoa com deficiência como um cidadão de pleno direito. Como tal, assume-se como uma preocupação a sua educação e assiste-se ao enfoque da sua integração educativa como estratégia de combate à exclusão. Porém, atualmente, a opção metodológica e filosófica que o sistema educativo se encontra empenhado em promover, relativamente às crianças e jovens portadores de deficiência, para além da sua integração, é a da sua inclusão nas estruturas regulares de ensino. Deste modo, emerge a necessidade de analisar o quadro das respostas educativas proporcionadas a estes alunos nessas mesmas estruturas. Analisar até que ponto estas convergem para os princípios orientadores desta nova filosofia educativa que se encontram perfeitamente definidos na Declaração de Salamanca (1994). Assim, o presente estudo, visa contribuir para a análise e reflexão acerca da problemática da deficiência, mais concretamente da Distrofia Muscular de Duchenne, no âmbito das situações de inclusão nas estruturas regulares de ensino, em particular, nas Escolas do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, no sentido de procurar verificar se uma universalidade de acesso e sucesso na educação pode ser, efetivamente garantida aos alunos portadores de deficiência. Decorrente da prática profissional da Educação Especial, explorou-se um estudo de caso com um aluno portador de DMD, integrado na saldo ensino regular do concelho de Guimarães, e verificar que a sua integração nesta escola, veio indubitavelmente valorizar as suas competências e aumentar a sua autonomia e socialização no meio envolvente. Com o presente trabalho pretende-se contribuir para a reflexão sobre um domínio particular de investigação: As Necessidades Educativas Especiais do aluno com DMD, escolhido porque se considerou importante tentar compreender a relação entre o contexto, interlocutores e o jovem/adolescente com a dita distrofia na interação social. As conclusões obtidas remetem-nos para a necessidade de uma reestruturação no sentido de suprimir algumas das barreiras evidenciadas, quer ao nível arquitetónico e físico, organizacional, bem como, em termos pedagógicos e de recursos humanos. Avançam-se alguns elementos teóricos, na tentativa de dar conta de alguns dos parâmetros que orientam a pesquisa.