Browsing by Author "Faria, Eduardo"
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- Infoentretenimento e o "não-acontecimento" jornalístico em debate: pesquisa exploratória com estudantes de jornalismo da Universidade do MinhoPublication . Faria, Eduardo; Andrade, José GabrielEsta pesquisa pretende levantar discussões sobre a convergência observada entre o jornalismo e o entretenimento, e o quanto esta relação participa na formação dos futuros profissionais da informação. Observa-se que o infoentretenimento, cada vez mais presente no jornalismo, pode ser um catalisador para atrair públicos, como o uso “não acontecimento” jornalístico. No entanto, tal estratégia rompe com o princípio da realidade factual do jornalismo, podendo afetar a credibilidade jornalística perante a sociedade. Neste caso, sendo necessário (re)pensar o exercício profissional e a formação dos futuros profissionais do jornalismo. O estudo apresenta dados coletados de estudantes de jornalismo da Universidade do Minho, explorando às percepções dos alunos sobre a estreita relação entre o jornalismo e o entretenimento.
- Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do WhatsappPublication . Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José GabrielEste estudo consiste numa tentativa de refletir sobre a representação do corpo na construção dialógica nas aplicações de mensagens, com ênfase no WhatsApp, e também nos dispositivos tecnológicos, considerando a conversão dos corpos em mensagens multimodais. Para tanto, fazemos uso do que denominamos aqui como corpos-stickers, como objeto de análise e reflexão – que nada mais são do que as figurinhas presentes na aplicação em estudo – e que, na contemporaneidade, participam na construção dos diálogos nos aparelhos tecnológicos e no ciberespaço. Dividindo o mesmo espaço ocupado há anos pelos emojis, emoticons e smiles, os stickers correspondem às novas evoluções na construção dos diálogos que fazem uso das representações dos corpos e das expressões humanas. Sendo assim, os corpos, enquanto imagens, dizem tanto quanto as palavras, revelando informações codificáveis de formas objetivas e subjetivas através de diferentes modos semióticos encontrados na multimodalidade. Neste caminho seguimos o aporte bibliográfico dos estudos da semiótica social de Kress e Van Leeuwen (1996; 1998; 2001) para realização da análise verbo-visual dos corpos-stickers em diálogos dentro da aplicação do WhatsApp.
- Interacionismo simbólico: análises de casos sobre o corpo multimodal em stickers do WhatsappPublication . Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José GabrielEste estudo consiste numa tentativa de refletir sobre a representação do corpo na construção dialógica nas aplicações de mensagens, com ênfase no WhatsApp, como também nos dispositivos tecnológicos, considerando a conversão dos corpos em mensagens multimodais. Para tanto, fazemos uso do que denominamos aqui como “corpos-stickers”, como objeto de análise e reflexão - que nada mais são do que as figurinhas presentes na aplicação em estudo - e que na contemporaneidade participam na construção dos diálogos nos aparelhos tecnológicos e no ciberespaço. Dividindo o mesmo espaço ocupado há anos pelos emojis, emoticons e smiles, os stickers correspondem às novas evoluções na construção dos diálogos que fazem uso das representações dos corpos e das expressões humanas. Sendo assim, os corpos, enquanto imagens, dizem tanto quanto as palavras, revelando informações codificáveis de formas objetivas e subjetivas através de diferentes modos semióticos encontrados na multimodalidade. Neste caminho seguimos com o aporte bibliográfico dos estudos da semiótica social de KRESS e VAN LEEUWEN (1996; 1998; 2001) para realização da análise verbo-visual dos corposstickers em diálogos dentro da aplicação do WhatsApp.
- Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformaçãoPublication . Faria, Eduardo; Andrade, José GabrielOs jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação.
- Representatividade: reflexão sobre a indústria literária através do livro-reportagem "Não. Ele não está"Publication . Faria, Eduardo; Alves, Andreza; Andrade, José GabrielEste estudo busca refletir sobre a Indústria Criativa da literatura no Brasil, bem como o desempenho no mercado editorial e literário através do livro-reportagem “Não. Ele Não Está”, de Maíra de Deus Brito, considerando a inclusão racial (aplica-se aqui, também, outros campos inclusivos) como uma maneira de consolidar o mercado, estimular a produção cultural bibliográfica e conquistar novos públicos por vezes negligenciados pela falta de representatividade. Proposta pela UNESCO, a Indústria Criativa tem a intenção de promover rupturas em cada nicho que atua, propondo inovação e mudanças sociais; portanto, a partir da entrevista com a escritora, buscamos compreender a atuação da Indústria Criativa na literatura sob à ótica de uma escritora mulher e negra - características por vezes negligenciadas pela sociedade e pela indústria literária. Esta pesquisa foi desenvolvida para a disciplina de “Indústrias Culturais, Públicos e Mercados”, da Universidade do Minho, em Portugal, e ampliada considerando o recorte pós-pandêmico.