Browsing by Author "Duarte, Marta José da Silva Santos"
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- A relação entre medidas de controlo inibitório e a percepção das capacidades e dificuldades nas crianças portuguesas em idade pré-escolarPublication . Duarte, Marta José da Silva Santos; Ribeiro, FilipaObjectivos: O presente trabalho teve como objetivo principal estudar o controlo inibitório (C.I.) e a sua relação com a perceção de dificuldades e capacidades por parte de pais e professores em crianças em idade pré-escolar. Por um lado, verificámos se existe uma associação entre duas tarefas de inibição de resposta, que se diferenciam pelo tipo de resposta inibitória, motora e com tempo limite (P&T - Peixes e Tubarões), e verbal e sem tempo limite na (E.F. - Escola das Formas). Por outro lado, verificámos se existe uma correlação entre os resultados obtidos pelas crianças nessas tarefas, e os resultados obtidos no questionário de capacidades e dificuldades (SDQ) para pais e professores. Adicionalmente pretende-se verificar se existem diferenças entre pais e professores na perceção das dificuldades e capacidades das crianças. Metodologia: As provas de controlo inibitório foram aplicadas como parte de uma bateria de avaliação neuropsicológica a 43 crianças a frequentar um estabelecimento de ensino público pré-escolar, com média de idades de 62 meses, 58% dos quais rapazes. Com base nos resultados das provas de controlo inibitório e do questionário realizou-se um estudo correlacional entre as diversas variáveis. Resultados: verificou-se que as duas medidas de controlo inibitório não apresentam correlação entre si. Os resultados obtidos da correlação entre as medidas de controlo inibitório e o SDQ mostram que, no caso da E.F., existe uma correlação negativa ligeira com os pais no total de dificuldades, estando a contribuir mais fortemente os problemas de comportamento, e no caso dos professores verificou-se uma correlação negativa ligeira com os problemas emocionais. Na correlação entre os P&T e o SDQ verificamos que existe uma correlação positiva apenas na escala pro social. Existem diferenças significativas entre pais e professores no total de dificuldades, nos problemas emocionais, nos problemas de comportamento, e no comportamento pro social, sendo a média dos pais superior à dos professores exceto na subescala pro social. Conclusões: Os resultados indicam que as medidas de controlo inibitório utilizadas são independentes, o que reflete a heterogeneidade dos processos inibitórios. A E.F. revelou-se um instrumento diferenciado no tipo de dificuldades a que um menor C.I. está associado, nomeadamente, problemas emocionais em contexto escolar e problemas de comportamento em contexto familiar, sugerindo a influência de variáveis de contexto. O resultado da prova P&T não se mostrou associado a qualquer dificuldade, pelo que é razoável concluir que as capacidades de inibição necessárias para a tarefa, não contribuem significativamente para a perceção dos comportamentos avaliados pelo SDQ, nesta faixa etária. Os pais relatam em média níveis mais altos de dificuldades e capacidades do que os professores, sendo as diferenças significativas nos problemas emocionais, nos problemas de comportamento, e no comportamento pro social, o que pode refletir a influência de variáveis de contexto, o conhecimento diferencial do informante, e as caraterísticas da relação entre as crianças e os informantes. Finalmente, é importante a disponibilidade de medidas de avaliação do C.I., e de outras funções executivas, que possam oferecer uma avaliação objetiva das capacidades e dificuldades de crianças em idade pré-escolar, que permitam o alargamento da investigação e que possam gerar possibilidades de aplicação no âmbito educativo.