Browsing by Author "Duarte, Beatriz Mota"
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- It is represented in the media, so it exists: anxiety in the movies 'Eighth Grade' and 'Silver Linings Playbook'Publication . Belim, Célia; Duarte, Beatriz MotaThis paper aims to understand how anxiety disorders are represented in the films Eighth Grade and Silver Linings Playbook. A filmic analysis is conducted, specifically narrative analysis. Additionally, qualitative interviews with qualified informants bring a more robust understanding of anxiety disorders and explanation of the results obtained. The results reveal that the filmmakers choose to represent characters with characteristics that go beyond mental illness, enabling an identification by the viewers. In Eighth Grade, there are characteristics coincident with the symptomatology, such as apathy, restlessness, and irritability, and deviant ones, such as dependence on the Internet, the manifestation of increased maturity, and the revealing of confidence. In Silver Linings Playbook, irritability, mood swings, and refuge in sports are coincident particularities, and the expression of happiness, motivation, and recognition of overcoming are dissonant symptomatology. In both films, there was an attempt by the filmmakers to convey a positive message and a happy ending, condensing the idea of overcoming mental illness. The films, assuming an educational function, provide tools that teach how to deal with anxiety in everyday life.
- A perceção das consumidoras portuguesas acerca do valor de uma marca de cosmética através da sua comunicação digital de marketing : a L’Oréal ParisPublication . Duarte, Beatriz Mota; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartAtualmente vivemos numa era digital em que as empresas utilizam cada vez mais as plataformas de redes sociais online para comunicarem e estarem próximas dos seus consumidores. Fruto da evolução tecnológica, assiste-se à mudança dos hábitos de consumo e do comportamento de compra dos consumidores, pelo que as empresas e as marcas presentes no mercado deverão procurar acompanhar esta evolução. Em particular, a indústria de cosmética tem privilegiado destas transformações, recorrendo a serviços que assentam no uso da realidade aumentada, com o intuito de melhorar a experiência de compra digital, tornando-a mais dinâmica, interativa e personalizada. A presente dissertação procurou compreender a perceção das consumidoras portuguesas acerca do valor da marca L’Oréal Paris, a partir da sua comunicação digital de marketing através das plataformas de redes sociais online Instagram e Facebook, tendo como objetivo identificar os valores que as consumidoras mais valorizam numa marca da indústria de cosmética. Em termos metodológicos seguiu-se uma investigação mista, compreendendo em termos exploratórios a aplicação do método qualitativo, através de análise documental ao website e documentos institucionais da organização, bem como entrevistas exploratórias a dois profissionais de marketing e da marca, em Portugal. E, o método quantitativo em termos do apuramento de dados primários, através da aplicação de um inquérito por questionário às consumidoras portuguesas da marca L’Oréal Paris, em que se registou uma amostra significativa de 409 inquiridas. O estudo foi norteado pela seguinte questão de investigação — Qual a perceção das consumidoras portuguesas acerca do valor da marca L’Oréal Paris a partir da sua comunicação digital de marketing? Os principais resultados apurados revelaram que das sete variáveis em análise, cinco foram positivamente avaliadas pelas consumidoras — Inovação, Qualidade Percebida, Confiança, Word-of-Mouth/eWOM e Lealdade, e, duas foram menos evidenciadas — Transparência e Conhecimento/Associações. Contudo, de forma geral, as variáveis selecionadas indicam que a marca L´Oréal Paris tem uma prospeção muito positiva pelas consumidoras portuguesas.