Browsing by Author "Diogo, Leonor Bento Moucho de Matos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As lojas do futuro : o impacto da transformação digital na experiência do consumidor em loja no sector de luxoPublication . Diogo, Leonor Bento Moucho de Matos; Soares, Fátima Patrícia Encarnação Marques DiasA presente dissertação explora o impacto da transformação digital na experiência do consumidor em ambiente de loja no setor do luxo. Partindo do objetivo traçado, delineou-se uma base teórica que enquadra o universo do luxo com os fatores que o diferenciam e explora igualmente a experiência do consumidor nas lojas físicas de luxo apresentando os principais traços das novas gerações de consumidores deste setor. Finalmente, conceptualiza-se o fenómeno da transformação digital e as suas variantes bem como as tendências mais relevantes para o progresso do ambiente de loja, e consequentemente da experiência dos consumidores de luxo. Tendo em conta a natureza da investigação, utilizou-se uma metodologia qualitativa, que através de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, procurou recolher a perspetiva de duas dimensões distintas, mas essenciais para o retalho, ou seja, marcas e consumidores de luxo, no contexto português. Após apresentação e relacionamento entre temas de ambas as duas dimensões, constatamos que as lojas físicas continuam a ter uma relevância significativa para os consumidores ainda para mais num setor que se caracteriza por bens de valor elevado que necessitam de validação e visualização físicas por parte do consumidor aquando da compra. Apesar do avanço registado pelo canal online, ainda mais significativo após a pandemia Covid-19, são registados obstáculos à experiência que em nada se igualam à vivência numa loja física. A evolução tecnológica é reconhecida por ambas as partes, consumidores e marcas, mas a recetividade à sua presença não é consensual. A hiperpersonalização assume-se como uma prioridade e a conveniência que a tecnologia pode trazer no que toca a procedimentos de serviço é altamente exaltada. O futuro é seguramente digital, mas o caminho para a transformação digital ainda é longo e incerto.