Browsing by Author "Dias, Teresa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ensinar e aprender no século XXI: um olhar sobre as preocupações relatadas por professoresPublication . Trigo, Luísa Ribeiro; Ramalho, Sofia; Baldaque, Margarida Rodrigues; Cabral, Ana; Dias, Teresa; Quintas, Rita; Sequeira, Cristiana; Cabral, Leonor; Cunha, RosárioEste estudo teve como objetivo analisar as preocupações relatadas por educadores/professores, relativamente à sua experiência diária enquanto profissionais docentes. Participaram na investigação 178 educadores e professores de estabelecimentos de ensino privado em Portugal, do pré-escolar ao 12.º ano. Os dados foram recolhidos através de um questionário com questões abertas, cujas respostas foram analisadas através de análise de conteúdo. Emergiram três preocupações principais: preocupações relativas à esfera do aluno, à esfera do professor e ao contexto familiar e societal. As preocupações com o aluno centraram-se sobretudo na promoção da sua aprendizagem e desenvolvimento e em atributos do aluno percecionados como dificultadores do processo de ensino-aprendizagem. As preocupações da esfera do professor focaram-se na gestão da sala de aula, nas exigências inerentes ao papel de professor e no processo de ensino na sala de aula. Algumas características do contexto familiar e societal mais amplo emergiram também como preocupações destes educadores/professores. São discutidas algumas implicações para as práticas profissionais dos psicólogos e dos educadores/professores.
- Exploring Portuguese teachers’ perceptions of the challenges they face in schoolsPublication . Ribeiro, Luísa; Baldaque, Margarida Rodrigues; Cabral, Ana; Ramalho, Sofia; Dias, Teresa; Quintas, Rita; Cabral, Leonor; Sequeira, Cristiana; Cunha, RosárioTeachers, school psychologists, learners and their families are facing new challenges. The purpose of this study was to analyse Portuguese teachers’ perceptions of the demands they feel respectively to their educational practices. Participants (N = 178) included private schools teachers from preschool through secondary school. Data were collected through an anonymous questionnaire composed of open-ended questions. Teachers’ responses were analysed using content analysis. Findings from the study showed that teachers identify instructional challenges, classroom management demands and challenges concerning teacher-student relationship. Participants also refer the demand of promoting significant learning and improving student global development. Challenges concerning specific students’ attributes are also identified. Implications for professional practices of school psychologists and teachers are discussed.
- Exploring Portuguese teachers’ perceptions of the challenges they face in schoolsPublication . Ribeiro, Luísa; Baldaque, Margarida Rodrigues; Cabral, Ana; Ramalho, Sofia; Dias, Teresa; Quintas, Rita; Cabral, Leonor; Sequeira, Cristiana; Cunha, Rosário
