Browsing by Author "Dias, Paula Gracinda Arnaud Monteiro"
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- Supervisão pedagógica e crescimento profissional : do Eu solitário ao Eu aprendentePublication . Dias, Paula Gracinda Arnaud Monteiro; Ribeiro, Célia dos PrazeresA supervisão pedagógica é considerada, por muitos autores e legisladores, como uma mais-valia e um contributo imprescindível para o crescimento e (re)qualificação das organizações escolares, bem como para a melhoria contínua do serviço educativo que prestam. A escola é apresentada como uma organização aprendente, que alicerçada na sua missão de ensinar e de aprender, desenvolve no seu interior processos colaborativos e mecanismos de supervisão que visem a otimização profissional e educativa de todos os que nela trabalham e se formam (professores e alunos). Nesse sentido, a supervisão pedagógica deve ser percecionada como um processo contínuo e sistemático de acompanhamento ao professor, ao longo de todo o seu percurso profissional, não se limitando apenas à formação inicial dos futuros professores. Assim, deverá ser encarada como uma ferramenta pedagógica ao serviço dos professores, ao longo de toda a sua carreira (formação contínua), bem como da organização escolar, promovendo, no seu interior, uma abordagem reflexiva e dialogante entre todos os atores educativos: escola aprendente. Todos os processos supervisivos requerem supervisores experientes, detentores de formação específica e empenhados na sua “missão” de saber observar, acompanhar, orientar, comunicar, avaliar todas as etapas do processo supervisivo. No exercício das suas funções, deverão implementar o(s) modelo(s), cenário(s) e estilo(s) supervisivo(s) que considerem ir ao encontro das necessidades e especificidades de cada professor/organização escolar, sempre num clima de investigação-ação-reflexão, promotor da aprendizagem e da melhoria da ação educativa dos seus interlocutores. De acordo com a literatura consultada, toda a ação supervisiva ﴾também na avaliação de desempenho docente (ADD)﴿ deve ser implementada segundo processos onde a supervisão e a avaliação caminhem “a par e passo”, criando sinergias e complementaridade, em prol do desenvolvimento e melhoria da qualidade do serviço educativo que a organização presta (aos alunos e a todos os seus profissionais). Tendo por base os pressupostos anteriores, apresenta-se, numa segunda fase, a análise crítica e reflexiva do nosso percurso profissional, evidenciando o contributo da supervisão pedagógica para o nosso crescimento profissional e pessoal. Nessa fase de trabalho descreve-se a nossa chegada à escola pública, sem formação inicial de professores (Eu solitário), bem como toda a longa caminhada de formação, de aprendizagem, de crescimento, de atualização e de avaliação que se tem desenvolvido até ao momento (Eu aprendente). Os dados apresentados (literatura consultada e o nosso testemunho pessoal) evidenciam que a supervisão deve ser concebida como um instrumento de formação ao longo da vida, que potencializa a inovação, a autonomia e o crescimento profissional dos professores, consubstanciada numa aprendizagem que, apesar de possuir uma vertente individual (autorreflexão, autoavaliação, autoformação,…), deverá focalizar-se num contexto coletivo de partilha de saberes, de experiências, de vivências, caminhando, desta forma, para a promoção de uma escola reflexiva e detentora de professores igualmente reflexivos. A ADD deve ser concebida como mais um processo de aprendizagem, de melhoria e de crescimento profissional, onde a supervisão surge como uma ferramenta ao serviço dessa melhoria e crescimento profissional. Considera-se que os atuais modelos de ADD são essencialmente avaliativos e classificativos, não existindo a vertente de supervisão e de acompanhamento em prol da melhoria, mudança e qualificação da escola pública.