Browsing by Author "Dias, Ana Maria dos Santos Lopes Valente"
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- Análise musical como estratégia auxiliar de ensino nas aulas de Instrumento : um estudo de caso no CCM sobre o recurso dos professores a esta estratégiaPublication . Dias, Ana Maria dos Santos Lopes Valente; Lopes, Paulo Ferreira; Marques, TelmoApesar de alguns desenvolvimentos recentes nos estudos da psicologia e da educação, continua-se de uma forma geral a verificar no ensino da música, uma separação entre o âmbito das disciplinas teóricas e o ensino do instrumento. Como consequência os alunos cultivam uma tendência a interiorizar essa bipolarização, que virá a manifestar-se futuramente nas suas atitudes quer como músicos quer como professores. A Análise Musical é uma das disciplinas teóricas reconhecida por investigadores e pedagogos na área da música como trazendo benefícios quando aplicada como estratégia auxiliar de ensino nas aulas de instrumento. Analisar uma peça musical, identificando os diversos elementos que a constituem e procurando a explicação do modo como esses elementos interagem, atribuindo assim um significado à obra, permitirá aprofundar o seu conhecimento além da perceção intuitiva, o que pode conduzir a uma melhor aprendizagem e performance musical do aluno. Aspetos como a familiarização com a obra, interpretação técnica e expressiva, leitura à primeira vista e memorização da obra, poderão ser beneficiados com o recurso a esta estratégia. Através deste estudo pretende-se averiguar a perceção que os professores de instrumento têm sobre o recurso à análise musical como estratégia auxiliar de ensino, e identificar quais os principais motivos para recorrerem ou não a essa estratégia nas suas aulas. A investigação é suportada por um estudo de caso realizado com os professores de instrumento do Centro de Cultura Musical das Caldas da Saúde (CCM). Sendo um estudo do tipo descritivo, procura-se a descoberta de relações entre fatores, adotando-se uma metodologia de natureza qualitativa e quantitativa, com recolha de informação através de entrevista e de questionário.