Browsing by Author "Cunha, Margarida Sanches Miguel da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plano estratégico de transmedia para a Quinta do Arneiro : um novo relacionamentoPublication . Cunha, Margarida Sanches Miguel da Costa; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoO presente trabalho de projeto consiste na criação de uma estratégia de marketing transmedia para a marca Quinta do Arneiro, com o intuito de compreender que impacto esta teria no relacionamento entre marca e consumidor. O enquadramento teórico da investigação foi feito através do levantamento acerca das estratégias atuais na área do marketing, mais concretamente marketing 360º, marketing de conteúdos e marketing nos media sociais, de forma a compreender qual o seu contributo e evolução até ao transmedia. Já o transmedia surge como uma nova forma de contar e viver histórias, nomeadamente no mundo das marcas. Trata-se da expansão do produto que vai ser alterado e complementado por outros conteúdos e consequentemente pelos consumidores. A utilização dos diferentes media permite desenvolver uma experiência de entretenimento e consumo de conteúdos altamente diferenciadora no que toca a envolver o consumidor com a marca. A narrativa torna-se tão ampla que não pode ser contida numa única plataforma. São diversas histórias que compõem um único universo, onde cada uma é contada de forma independente e se complementam entre si dando forma a uma única (mas complexa) narrativa. O trabalho empírico baseou-se numa abordagem qualitativa. Foi realizado um protótipo da estratégia e de seguida foi elaborado um guião para se proceder à realização de um grupo de foco, que permitiu uma maior compreensão do pretendido aos participantes e um entendimento aprofundado sobre as opiniões e visões dos participantes em relação ao projeto e estratégia realizada. A análise permitiu concluir que as estratégias de transmedia são uma mais-valia para as marcas no sentido em que favorecem o seu relacionamento com o público de forma apelativa, dinâmica e interativa, na medida em que responde às necessidades, desejos e capta a atenção do consumidor atual, um consumidor cada vez mais exigente.