Browsing by Author "Cunha, Filipa Alexandra Madureira"
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- Desenvolvimento de uma ferramenta de marketing digital no apoio à estratégia digitalPublication . Cunha, Filipa Alexandra Madureira; Martins, Carla Sofia CarvalhoO mercado atual é constituído por um novo tipo de consumidor, constantemente conectado à internet, e, por isso, é necessário que as empresas adaptem as suas estratégias de marketing. O conceito de marketing tornou-se quase indissociável do conceito de marketing digital e este último está intimamente relacionado com o de marketing inbound, que pode ser definido como um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Sendo assim, esta investigação tem como objetivo perceber de que forma a estratégia de marketing inbound pode ser utilizada de forma apropriada no contexto atual. Para além disso, tendo em conta que há uma mudança para esta estratégia, também é necessário perceber que métricas são mais úteis para medir os resultados de uma estratégia deste tipo. Deste modo, os objetivos que guiam este trabalho de investigação são os seguintes: i. Identificar as ferramentas que existem para apoiar as diferentes vertentes do marketing digital, desde o website às redes sociais; ii. Descobrir e compreender as métricas existentes de avaliação de uma estratégia de marketing digital e selecionar as mais adequadas para medir a mesma; iii. Avaliar o sucesso da adoção da estratégia de marketing inbound por parte de uma empresa portuguesa, que serviu de base à elaboração deste estudo. Para a realização desta investigação foi utilizado o método de estudo de caso exploratório. Este inclui a descrição da estratégia de marketing utilizada pela empresa iConsulting Group, a campanha utilizada no mês de Março de 2018 e a análise desta tendo em conta as métricas referidas na framework de Quevedo, Besquin e Read (2015). Concluímos que o marketing inbound é uma estratégia que permite obter vantagens para as empresas, uma vez que está de acordo com o tipo de consumidor presente no mercado atual. Porém, para a marca iVolution, a utilização desta estratégia não permitiu obter resultados positivos. As métricas que devem ser utilizadas são as que constam na framework referida porque têm em conta os canais de divulgação, o funil de vendas e a taxa de conversão.