Browsing by Author "Crespi Rubio, Isolda"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência do pianista acompanhador no percurso de aprendizagem musical dos estudantes de instrumentoPublication . Crespi Rubio, Isolda; Lourenço, SofiaO pianista acompanhador tem sido sempre considerado como um pianista de segunda categoria sofrendo de uma falta de reconhecimento e de valorização em detrimento do pianista solista. Para além de ter a base técnica e musical de um pianista solista, o pianista acompanhador ultrapassa as fronteiras do seu instrumento para comunicar com outros instrumentistas, sejam eles músicos profissionais, sejam alunos em instituições do ensino especializado da música. Deste modo, o objetivo principal da presente dissertação consiste em investigar e discernir o multifacetado papel do pianista acompanhador, e o seu impacto na aprendizagem musical dos estudantes de instrumento durante o ensino básico e secundário. Para esse efeito foram realizados 35 inquéritos a alunos e ex-alunos de academias de música, conservatórios e escolas profissionais de música e 11 entrevistas estruturadas a personalidades relevantes do ensino da música, nomeadamente diretores de instituições de ensino especializado da música, professores de instrumento e pianistas acompanhadores. Os dados obtidos através de cada uma destas metodologias foram sujeitos a uma análise quantitativa (usando o programa SPSS Statistics - Statistical Package for the Social Sciences) e qualitativa, respetivamente. A análise dos resultados revelou a grande importância do acompanhamento de piano regular durante a aprendizagem instrumental dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de aspetos técnicos e musicais. Também foram verificadas as funções do pianista acompanhador dentro de uma instituição de ensino da música tais como a orientação de ensaios sem o professor de instrumento, o apoio na preparação de obras e o apoio psicológico para o aluno, tornando-se assim o alicerce musical da performance. Em suma, o pianista acompanhador é a figura com quem o estudante de música partilha momentos de nervos, inseguranças e sucessos dentro e fora do palco, criando-se uma cumplicidade indispensável para uma colaboração produtiva e uma performance com êxito.