Browsing by Author "Costa, Sandra Maria Fernandes"
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- Relatório de estágioPublication . Costa, Sandra Maria Fernandes; Oliveira, Irene Maria da SilvaO presente relatório surge como produto do percurso desenvolvido ao longo do 7.º Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica. Assume-se como uma análise crítico reflexiva baseada nas experiências durante os módulos de estágio (no serviço de Urgência, no serviço de Cuidados Intensivos e na Assistência Pré-hospitalar), de acordo com os Domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista: Domínio da Responsabilidade Profissional, Ética e Legal; Domínio da Melhoria Contínua da Qualidade e Domínio do Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais. Esta escolha prende-se com o teor das experiências, que possibilitaram o desenvolvimento de competências dentro desses domínios. A Responsabilidade Profissional, Ética e Legal assume-se como componente essencial ao exercício profissional, o enfermeiro deve reger-se por princípios orientadores que veiculem o compromisso assumido com a sociedade na prestação de cuidados de enfermagem, ética e deontologicamente em consonância com o Direito em vigor, procurando a excelência da sua prática. O enfermeiro deve reger a sua atividade profissional visando a defesa dos Direitos da pessoa alvo dos seus cuidados. A análise crítica-reflexiva das experiências de estágio mostram as particularidades, em consonância com as referidas dimensões, de um exercício de tomada de decisão responsável. No que concerne à Melhoria Contínua da Qualidade, o enfermeiro assume um papel determinante, visto que rege a sua atuação com base num compromisso fundamentado em benefício da pessoa ou comunidade. Esta atuação traduz-se numa intervenção consciente e estruturada na procura contínua da qualidade e na promoção da segurança da pessoa alvo de cuidados, visando a excelência do exercício. A qualidade em saúde apresenta-se como tarefa multiprofissional, tornando-se clara a importância dos enfermeiros, verem definidos os Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. É ainda claro que a qualidade em saúde não depende única e exclusivamente do exercício profissional dos enfermeiros, não podendo no entanto, tal exercício profissional ser descurado, nos esforços que visem obter qualidade em saúde. As experiências analisadas de acordo com este domínio refletem avanços do investimento na qualidade em saúde, por parte das entidades prestadoras de cuidados de saúde, focados na pessoa, especialmente no que respeita aos princípios de acessibilidade e equidade bem como o nível profissional ótimo. O Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais na ótica da enfermagem depende da capacidade de auto conhecimento do enfermeiro. Este profissional desenvolve conhecimento com base na teoria e na experiência adquirida na prática. Deste modo é evidente a necessidade de desenvolver competências específicas para intervir em contextos específicos. Os diferentes módulos de estágio revelaram-se fontes importantes de situações promotoras ao desenvolvimento de competências específicas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, ou seja, promotoras de experiências e momentos de aprendizagem que influenciam a minha identidade no agir profissional. Na abordagem reflexiva destas experiências, evidencia-se a análise comparativa com a minha experiência profissional, o que se deve ao facto de o processo de desenvolvimento profissional ser individual. Em suma, estas experiências de estágio alvo de reflexão revelam-se momentos de aprendizagem e por conseguinte, desenvolvimento de competências. Por outro lado, a aprendizagem deste processo é possível de transpor para a minha prática profissional, o que me leva a estabelecer pontos de ligação com a área de especialidade e a especificidade dos diferentes contextos inerentes a essa prática. Com este processo de aprendizagem, que compreendeu o curso de especialização, percebo ainda a escassez de produção de conhecimento científico na minha realidade profissional o que representa a necessidade de continuar o processo formativo.