Browsing by Author "Costa, Joana Filipa Monteiro da"
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- Bem comer para melhor crescer : intervenção de enfermagem de saúde pública em contexto escolarPublication . Costa, Joana Filipa Monteiro da; Garcia, Elisa Maria BernardoA escola é o local de excelência para trabalhar com alunos, professores, pais e comunidade envolvente com vista a hábitos saudáveis (Loureiro I. , 2018). Este projeto de intervenção comunitária foi baseado na metodologia do planeamento em saúde de Imperatori e Giraldes (1993) e Tavares (1990) e no referencial teórico de enfermagem de Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender (2019), com o intuito de promoção de hábitos alimentares saudáveis aos adolescentes do 2.º ciclo de ensino numa perspetiva de saúde pública. Para o diagnóstico de situação utilizou-se a metodologia qualitativa, com recurso à entrevista semi-estruturada a três informadores-chave, seguidas de análise de conteúdo segundo Bardin (2018). Os principais problemas de saúde identificados foram o comportamento alimentar dos adolescentes, o papel comprometido de docentes e não docentes na promoção de hábitos alimentares saudáveis, assim como a falta de conhecimento destes sobre alimentação saudável e a legislação em vigor. Foram priorizados os problemas identificados segundo a grelha de análise e estabelecidos os objetivos, metas e respetivos indicadores de impacto e atividade. O objetivo geral foi “Contribuir para escolhas alimentares saudáveis dos adolescentes do 2.º ciclo de ensino de uma escola do concelho de Loures, no ano letivo 2021/2022, no período de setembro a dezembro de 2021”. As atividades desenvolvidas realizaram-se com base na gestão e monitorização do Programa Nacional de Saúde Escolar. A estratégia de intervenção foi, essencialmente, educacional. Procurou-se obter a participação da UCC local, intervir junto de docentes e não docentes como modelo educativo e elaborar materiais educacionais, bem como uma proposta de reabertura do bar escolar, encerrado devido à atual pandemia. Atingiram-se os indicadores de atividade. Para a avaliação do indicador de impacto, não atingido devido a fatores temporais, elaborou-se um documento para posterior análise da desejável mudança comportamental nos adolescentes.