Browsing by Author "Costa, Andreia Filipa Vieira"
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- O marketing omnicanal na promoção e divulgação de eventos desportivos nacioanis : estudo de caso R10 Street FutsalPublication . Costa, Andreia Filipa Vieira; Pessôa, Clarisse Alves MonteiroCom o digital surgiram novos meios e ferramentas de marketing que permitiram às organizações uma maior autonomia e capacidade para realizar e gerir as suas próprias comunicações. Através dessas ferramentas, a comunicação com o consumidor tornou-se mais rápida, fácil e sem o ruído gerado por intermediários. O presente relatório resulta de uma análise e reflexão sobre o papel que o marketing digital vem desempenhando na promoção dos eventos, mais propriamente dos eventos desportivos nacionais. Todo o relatório foca-se, especialmente, no estudo de caso sobre o R10 Street Futsal, o maior torneio de futsal de rua, em Portugal. Sendo o desporto um fenómeno social capaz de mobilizar culturas, economias e políticas de um país, é de extrema relevância acompanhar e adaptar a comunicação desportiva aos meios digitais existentes, sem, no entanto, deixar a comunicação tradicional para trás. O mundo desportivo torna-se, portanto, o exemplo perfeito do que Kotler intitulou de Marketing 4.0, caracterizado pela convergência de meios. Com isto, a análise desenvolvida relaciona vários pontos de discussão em redor do mundo desportivo e das possíveis estratégias de marketing digital e tradicional que podem ser aplicadas para uma melhor promoção do evento. Ao longo da investigação será possível concluir que a prática desportiva em Portugal ainda encontra inúmeros obstáculos, principalmente devido aos baixos recursos disponíveis, o que resulta numa classificação bastante baixa no índice de participação desportiva da sociedade. No entanto, denota-se que, com o passar dos anos, o investimento em atividades de lazer tem aumentado na sociedade ocidental, o que levou as organizações a encarar os eventos como ferramentas vantajosas para a sua estratégia de comunicação. Posto isto, foi estruturado um plano de comunicação omnicanal com o intuito de alargar a presença do evento a mais meios e canais, de modo a alcançar todos os segmentos de mercado e proporcionar uma melhor experiência em todo o percurso do consumidor.