Browsing by Author "Correia, Maria Amélia Meireles Lima da Costa Peres"
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- Do aprender a ensinar a cuidar construção de um modelo explicativoPublication . Correia, Maria Amélia Meireles Lima da Costa Peres; Costa, Maria ArmindaHoje mais do que nunca a problemática do ensinar/aprender a cuidar centra-se na preocupação do ensino em enfermagem. Os novos desafios de Bolonha e as antigas, ainda que sempre presentes, questões sobre o cuidar e a aprendizagem do mesmo, exigem que se reflicta sobre as mudanças que urgem serem feitas no sentido de responder aos novos desafios que a globalização impõe. Neste sentido, mais do que a descoberta de uma ou outra metodologia inovadora, importa perceber como se processa a construção do processo ensinar/aprender a cuidar que coloque o estudante no centro do processo formativo e que culmine na capacitação dos estudantes para uma profissão que exige uma forma peculiar de estar face ao outro. Neste sentido o nosso estudo teve como objectivo compreender como é construído o processo de ensinar/aprender a cuidar, na perspectiva dos diferentes intervenientes. O estudo desenvolveu-se em duas etapas; numa primeira, utilizamos uma abordagem quantitativa com o objectivo de conhecer a percepção do cuidar dos diferentes intervenientes no processo ensino/aprendizagem, através da aplicação da Escala de Avaliação do Significado do Cuidar (EASC) da autoria de Bison (2003). A segunda fase foi efectuada com uma abordagem qualitativa seguindo o método da grounded theory. Os dados decorrentes da escala são referidos a 197 estudantes, 59 professores e 14 tutores. Na segunda fase efectuamos 12 entrevistas a estudantes, 8 a professores e 3 a tutores, seleccionados por amostragem teórica. Os achados evidenciam a construção de um processo formativo complexo com o contributo dos diferentes intervenientes e enquadrado num contexto envolvente que se revela, nem sempre, promotor da aprendizagem do cuidar. A co-construção de ensinar/aprender a cuidar revela-se um processo complexo onde professores, estudantes e tutores procuram dar o seu melhor, não se percebendo uma linha de harmonização no desempenho dos educadores. Professores e tutores demonstram o cuidar envolvendo-se no processo formativo, procurando ser modelo e utilizando uma metodologia dinâmica. Os estudantes vivenciam o processo de modo intenso, sentindo-se (des)cuidados e apropriando-se da aprendizagem quer pela positiva quer pela negativa.. Estes mostram-se críticos face aos contextos de aprendizagem clínica manifestando a sua opinião face ao ambiente e ao desempenho do profissional de saúde. Do estudo parecem emergir quatro eixos determinantes do processo ensinar/aprender a cuidar. Um primeiro que diz respeito aos intervenientes e aos pressupostos dos educadores relativos ao aprender/ensinar a cuidar; um segundo relativo aos processos pedagógico/didácticos; o terceiro referente ao contexto onde se concretiza o ensinar/aprender e por último o eixo micro e macro político que enquadra o processo formativo