Browsing by Author "Coelho, Maria da Luz Aires"
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- O perfil do diretor da escola : a importância das competências emocionaisPublication . Coelho, Maria da Luz Aires; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Pires, Sofia Margarida Guedes Campos SalvadoNa atual conjuntura social, o Homem é entendido como um todo, em interação com o meio que o rodeia, em que o conceito de inteligência emocional permite-lhe conviver e regular todas as ações no alcance do bem-estar pessoal. Neste seguimento, todo o ser humano tem de ser orientado no sentido das emoções e dos afetos, na medida em que tudo o que ele é, pensa, faz ou decide é fruto do resultado das suas sensibilidades, devidamente processadas pelo intelecto. O presente estudo tem como objetivo geral conhecer as características da inteligência emocional que norteiam a ação do diretor de escola e que perspetivas têm os professores e os assistentes operacionais relativamente à forma como é levada a cabo a liderança. Foi utilizada uma metodologia mista, de natureza qualitativa e quantitativa. No método de colheita de dados quantitativo, o instrumento usado foi um questionário com caracterização sociodemográfica e Escala de Inteligência Emocional construída por Moreno, C. (2012). No método qualitativo optou-se pela entrevista semiestruturada. A amostra é constituída por 131 sujeitos, 3 diretores de escola, 100 professores e 28 assistentes operacionais. Os resultados apresentam os três diretores com consciência de que estão na posse das competências emocionais (pessoais e sociais) para o desempenho do cargo. Para os restantes grupos, professores e assistentes operacionais, o expectável nem sempre é verificado, apesar do reconhecimento de inúmeras características de inteligência emocional, os seus diretores não a manifestam sempre. As conclusões deste estudo permitem destacar o facto de o líder ter um papel decisivo no dinamismo dos grupos, na medida em que promove a eficácia e a eficiência da organização. Percebe-se que a necessidade de investimento na gestão de recursos humanos, ao nível pessoal, profissional e social, é condição para o sucesso das organizações.