Browsing by Author "Castro, Vanessa Cristina Ferreira Lima de"
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- Temperamento das crianças em idade pré-escolar : o papel da regulação emocional maternaPublication . Castro, Vanessa Cristina Ferreira Lima de; Dias, Paulo César AzevedoNa presente dissertação pretendeu-se explorar a relação entre a regulação emocional materna (fatores reavaliação cognitiva e supressão emocional) e o temperamento das crianças (fatores extroversão, afetividade negativa e controlo por esforço), analisando, especificamente, a influência das variáveis da criança no temperamento e na regulação emocional materna. As variáveis ambientais associadas aos cuidados e práticas parentais, predizem a ocorrência de maiores problemas no desenvolvimento das crianças. Em relação aos cuidados prestados pela mãe, salienta-se a sua importância nos primeiros anos de vida da criança, na medida em que estas necessitam de auxílio na própria regulação emocional (Eisenberg et al, 2009), sendo a capacidade de autorregulação das crianças fortemente influenciada pela experiência de regulação demonstrada pelo principal cuidador (a mãe) (Feldman, 2009). Neste estudo foi administrado um questionário sociodemográfico, a fim de recolher dados de uma amostra de mães e respetivos filhos, o Child Behavior Questionnaire (CBQ) na very short form, para uma avaliação diferenciada do temperamento, e o Questionário de Regulação Emocional (ERQ). Foram encontradas diferenças no temperamento em função do género e idade da criança, idade de entrada no infantário e de a criança ter irmãos. Encontram-se, também, diferenças na regulação emocional materna em função do género e idade da criança, e resultados inconclusivos, marginalmente significativos, em função de existirem irmãos. Relativamente ao objetivo principal do estudo, encontraram-se relações entre o fator reavaliação cognitiva e controlo por esforço. Este estudo contribuiu para corroborar hipóteses presentes na literatura já existente, que é escassa, e como ponto de partida para novos estudos na área do temperamento e desenvolvimento infantil com o objetivo de melhorar a intervenção precoce.